Ministério da Saúde divulga recorde no número final de inscritos no programa Mais Médicos


O novo Mais Médicos, programa do Ministério da Saúde, divulgou hoje o número total de inscritos no programa. Foram, no total, 34 mil profissionais inscritos para um total de 5970 vagas. As inscrições se findaram na quarta-feira (31/05). A próxima etapa será a publicação das inscrições validadas no dia 01 de junho e após isso haverá um período de apresentação de recursos por parte dos inscritos e, por fim, a partir do dia 16 de junho, data prevista pelo Ministério da Saúde, será divulgada a primeira lista com a confirmação das vagas com os locais escolhidos. O início dos trabalhos é previsto para o fim deste mês ainda.

O secretário de atenção primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que, dos 34 mil inscritos, 19 mil são brasileiros e que estes médicos brasileiros terão prioridade para o preenchimento das vagas. Fernandes diz que o programa está com uma ‘cara nova, renovado e ampliado’, com diversos incentivos para fixação e especialização dos médicos.

Nesse primeiro momento, o ciclo será de quatro anos, sendo que dois deles serão com foco em medicina da família e comunidade. Os dois anos finais serão destinados a mestrado profissional.


Programa mais médicos bate recorde de inscrições – (Foto: reprodução/Freepick)


De acordo com a secretária titular da pasta, Luciana Maciel, ao fim de quatro anos de ensino em serviço, os médicos podem realizar a prova de título da sociedade e ter três títulos, caso sejam aprovados nas avaliações previstas: especialista Lato Sensu, mestrado profissional e a possibilidade da realização da prova de título de Médico de Família e Comunidade.

O edital do novo Mais Médicos contou com uma novidade pois, ao invés de serem 3 anos, serão agora 4 anos de programa.

Os médicos que forem atuar em locais de difícil acesso irão receber um bônus que irá variar de acordo com a vulnerabilidade e a dificuldade de fixação de médicos. Os valores poderão variar entre 10% e 20% das bolsas que forem pagas aos profissionais. Os médicos que tiverem sido formados no programa FIES poderão receber até 30% do valor no fim dos meses, e, segundo cálculos, esse valor poderá chegar até R$ 475 mil reais.

Foto destaque: Programa mais médicos bate recorde de inscrições – Foto: reprodução/Freepick

 

 





Source link