TikTok remove vídeo fake de Haddad após notificação da AGU



O TikTok removeu nesta terça-feira (21) um vídeo deepfake com uma declaração criada por inteligência artificial (IA), no qual o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se dizia favorável à criação do “imposto do cachorrinho de estimação”. A medida atende uma notificação da Advocacia-Geral da União (AGU), apresentada no início da noite desta segunda (20).

“A postagem, manipulada por meio de inteligência artificial, contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal”, ressaltou o órgão.

A AGU deu prazo de 24 horas para que o TikTok retirasse o conteúdo do ar e o vídeo não está mais disponível na plataforma.

Nos Termos de Uso do TikTok consta que é proibido postagens contrárias aos tópicos específicos para “desinformação” e “mídia editada e conteúdo gerado por IA”.

Em 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal para a fiscalização de transferências financeiras. A principal mudança foi a extensão do monitoramento de transações financeiras às transferências Pix que somam pelo menos R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas.

Vídeo adulterado

No vídeo, apontado como adulterado pela AGU e feito com a técnica de inteligência artificial, “deepfake”, o ministro Fernando Haddad aparecia dizendo que iria “taxar tudo” e que “imposto e Big Brother são paixões nacionais”. A voz e a imagem do ministro foram captadas de uma entrevista coletiva, com falas consideradas “falsas”.

Entre as frases sem sentido, Haddad declarava: “teremos impostos do cachorrinho de estimação; se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também”, “é justo imposto pré-natal: ficou grávida, já tem que começar a pagar imposto para o hospital”, “imposto das bets: se perdeu, o prejuízo é seu; se ganhar, o lucro é nosso” e “brasileiro gosta de um imposto novo”.



Source link