Fernando Santos deixa o comando da seleção de Portugal após a Copa


A Federação Portuguesa de Futebol anunciou nesta quinta-feira que Fernando Santos não seguirá como teinador da seleção nacional e deixa o comando após oito anos no cargo. O técnico dirigiu a equipe na Copa do Mundo do Catar e foi eliminado nas quartas de final.

Com 109 jogos disputados à frente de Portugal, Fernando Santos saiu de campo vitorioso em 67 partidas, empatou 23 e perdeu 19. O técnico conquistou a Eurocopa em 2016 e a Liga das Nações em 2019.

De acordo com os jornais portugueses, o favorito para assumir o cargo de novo treinador é José Mourinho. Atualmente na Roma, Mourinho comandaria o clube italiano e a seleção nacional ao mesmo tempo.

Mourinho é cotado para assumir a seleção de Portugal após eliminação na Copa (Foto: AFP)

Era Fernando Santos

Fernando Santos chegou à seleção portuguesa em setembro de 2014 para substituir o então treinador Paulo Bento, que comandou Portugal na Copa do Mundo realizada no Brasil. Fernando liderou a transição da geração de Hugo Almeida, Raul Meireles, Miguel Veloso e Bruno Alves para reconstruir a equipe e competir na Eurocopa de 2016 com jogadores mais jovens.

No campeonato europeu disputado na França, Portugal avançou até a final e derrotou os donos da casa para conquistar a primeira Eurocopa da história do país. Com William Carvalho, Renato Sanches, João Mário e Cristiano Ronaldo, Fernando Santos teve sucesso na reconstrução da seleção portuguesa.

Na Copa do Mundo de 2018, Portugal parou nas oitavas de final, quando foi derrotado pelo Uruguai de Suárez e Cavani. A seleção portuguesa contava com um elenco badalado e confiante após a conquista da Eurocopa, mas as atuações ficaram abaixo do esperado.

No ano seguinte, Fernando Santos liderou a equipe à mais uma conquista histórica, ao vencer a Nations League na final contra a Holanda. Foi a primeira vez que a seleção levantou a taça do torneio europeu.

Em 2021, Portugal chegou à Eurocopa como uma das seleções favoritas, mas novamente decepcionou nas atuações e foi eliminado nas oitavas de final contra a Bélgica.

Já criticado, Fernando Santos comandou a seleção portuguesa pela última vez na Copa do Mundo do Catar. A seleção teve um bom desempenho na fase de grupos, com duas vitórias e uma derrota. Nas oitavas de final, Portugal encarou a Suíça e goleou por 6 a 1. O treinador chamou a atenção ao tirar Cristiano Ronaldo do time titular e o manteve no banco nas quartas de final.

Entretanto, a passagem de Fernando Santos terminou com uma derrota melancólica para Marrocos, em que os portugueses tinham o favoritismo. Portugal foi derrotado por 1 a 0, com gol de Youssef En-Nesyri.

Deixe seu comentário





Source link