Alexandre de Moraes determina prisão de quatro pessoas
Alexandre de Moraes ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a prisão de quatro pessoas e 23 mandados de busca e apreensão no Espírito Santo. Nesta quinta-feira,15, a Polícia Federal deflagrou uma operação no âmbito do inquérito dos “atos antidemocráticos”.
Os mandados de prisão foram para o vereador de Vitória Armandinho Fontoura (Podemos), o jornalista Jackson Rangel Vieira, o pastor Fabiano Oliveira e o radialista e candidato derrotado a deputado estadual Max Pitangui (PTB).
Entre os investigados estão os deputados estaduais Carlos Von (DC) e Capitão Assumção (PL), que já estão com tornozeleiras eletrônicas. Além disso, eles estão proibidos de dar entrevistas, de deixar o estado, de usar redes sociais e de participar de qualquer evento público, em todo o território nacional. Em caso de descumprimento, há previsão de multa diária de R$ 20 mil.
A determinação de Moraes atende à representação da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Espírito Santo (PGJ/ES).
Ao G1, o deputado Carlos Von disse que ficou surpreso com o mandado de busca. Os policiais federais chegaram ao gabinete na Assembleia Legislativa, em Vitória, por volta das 7h.
“Pedi a um assessor que fosse ao local abrir a porta. Só sei que levaram o meu computador. Eu nunca participei de nenhum ato, nunca fui a nenhuma manifestação justamente para não criar esse tipo de narrativa”, disse o deputado.
Nas redes sociais, o deputado estadual Capitão Assumção disse que Moraes o acusou de praticar o “terrível crime de livre manifestação do pensamento.”
URGENTE. PF na minha casa e no meu gabinete a mando de Alexandre de Moraes. Pratiquei o terrível crime de LIVRE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO. #OLadraoNaoVaiSubirARampa
— Capitão Assumção (@capitaoassumcao) December 15, 2022