Mundo lamenta a morte do Papa Bento XVI


A imprensa mundial destaca a morte do Papa emérito Bento XVI neste sábado, 31. O estado de saúde do pontífice piorou desde o Natal.

Joseph Ratzinger foi escolhido como Papa em 19 de abril de 2005, depois da morte de João Paulo 2º. Nos oito anos em que esteve à frente da Igreja, foram reportados casos de corrupção, abuso sexual de cardeais e o vazamentos de documentos secretos do Vaticano — que ficou conhecido como Vatileaks. Ele deixou uma série de texto teológicos conservadores que ainda serão estudados.

A imprensa da Alemanha, seu pais de origem, o chamou de “Papa da terra da Reforma”, em referência a reforma protestante proposta por Martinho Lutero.

Na Itália, o jornal Corriere della Sera destacou que “Somente um Papa da estatura espiritual e cultural de Bento XVI poderia permanecer de joelhos por cinco minutos diante do Sudário”, lembrando-o um grande teólogo.

Já o periódico espanhol El País, citou que o Papa de despede pela segunda vez, em referência a primeira renúncia papal em quase 600 anos.

Velório e sepultamento de Bento XVI

O porta-voz do Vaticano confirmou que o corpo do pontífice será levar para a Basílica de São Pedro na segunda-feira, 2, de janeiro, para a despedida pública. Na quinta-feira, 5, de acordo com o desejo do próprio Bento XVI, seu corpo será colocado no túmulo onde João Paulo II esteve sepultado, na cripta da Basílica de São Pedro.

É a primeira vez na história da igreja católica que um papa participará da cerimônia fúnebre de outro pontífice.





Source link