A geração Alpha pode nos ensinar sobre consumo e mercado


O acesso à informação deveria fazer parte do aprendizado o tempo inteiro, como um aliado

A geração Alpha está crescendo em um ambiente muito diferente do que vivenciamos. Trata-se de um espaço tecnológico consolidado, com estímulos constantes e novas formas de se comunicar. Estamos convivendo com crianças completamente diferentes, marcadas pela curiosidade, pela dinamicidade e pela agilidade. A principal característica da geração Alpha é a conectividade com a tecnologia. Uma pesquisa da Panorama, realizada pela Mobile Time e pela Opinion Box, mostra que 44% das crianças brasileiras entre zero a 12 anos têm o seu próprio smartphone. A pesquisa ainda aponta que as crianças passam cerca de quatro horas por dia conectadas ao aparelho. Isso faz com que a geração Alpha aprenda, se comunique e se relacione de maneira diferente.

Isso nos leva a um conflito de aprendizagem entre gerações. O modelo educacional tradicional nos mostra claros exemplos disso. O uso de telas múltiplas durante as aulas não é permitido em muitas escolas. Em contrapartida, as crianças utilizam diversos aparelhos tecnológicos ao mesmo tempo no restante do seu dia a dia, o que acaba gerando problemas de compreensão para a nova geração. Acostumadas com muitos estímulos, as crianças que estão chegando acessam informações de forma constante, quando e onde desejam. Tendo essa realidade em suas casas, naturalmente elas não entendem o porquê não podem ter em sala de aula. Portanto, o acesso à informação deveria fazer parte do aprendizado o tempo inteiro, como um aliado.

Trata-se de uma geração que não conhece o mundo sem a internet, o que implica em uma nova forma de consumir e de ser no mundo atual. Isso nos deixa pistas de como devemos pensar nossos negócios para esse novo público que chega com cada vez mais força. Essa nova geração precisa de um mundo mais veloz, mais conectado. Como elas prezam pela experiência e pela interação, é importante oferecer um ambiente de aprendizado mais prático, com ferramentas interativas, que acredito serem fundamentais para o desenvolvimento das nossas crianças.



Source link

4 thoughts on “A geração Alpha pode nos ensinar sobre consumo e mercado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *