Americanos e britânicos são maioria em quarta leva de estrangeiros a deixar Gaza – Notícias



Cidadãos brasileiros mais uma vez não foram incluídos na lista diária de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira entre o sul do território palestino controlado pelo Hamas e a península do Sinai, no Egito.


Neste sábado, estrangeiros de apenas quatro nacionalidades foram autorizados a deixar a região: 386 dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha, segundo informações do Itamaraty.



Os 34 brasileiros presos na Faixa de Gaza por causa do conflito entre Israel e os terroristas do Hamas devem deixar a região até a próxima quarta-feira (8), afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.


A informação foi alinhada com o chefe da pasta de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, por meio de negociações que duraram “alguns dias”. Haveria, até mesmo, a possibilidade de a saída dos brasileiros ocorrer antes, já que Cohen teria dito que fará “todo o possível para antecipar em um ou dois dias” a liberação.



Enquanto isso, os brasileiros que aguardam autorização para cruzar a fronteira com o Egito estão abrigados nas cidades de Khan Younis e Rafah. O Itamaraty afirmou que o esquema de resgate (que já está de prontidão) prevê auxílio aos cidadãos desde a Faixa de Gaza até o aeroporto do Cairo, onde embarcarão em uma aeronave da FAB.


Veja imagens do resgate dos brasileiros na Cisjordânia




Source link