Argentina já foi alvo de ataques terroristas do Hezbollah? – MonitoR7



Os brasileiros foram surpreendidos nesta semana com a notícia de que pelo menos duas pessoas foram aliciadas pelo grupo terroristas Hezbollah, que atua no Líbano e tem forte relação com o Irã, para realizar ataques a alvos ligados a Israel e a religião judaica. 


Apesar da surpresa de o Brasil ser uma área de interesse de grupos com origem no Oriente Médio, não é a primeira vez que essa organização atua na América Latina. A Argentina tem na sua história dois atentados que foram de autoria do Hezbollah.


O primeiro foi em 1992, quando um carro com explosivos foi detonado na frente da Embaixada de Israel em Buenos Aires.



A explosão matou 29 pessoas — quatro israelenses e 25 argentinos —, e mais de 240 ficaram feridas. Uma escola e uma igreja também foram atingidas pela explosão.

Dois anos depois, os argentinos viram o país ser mais uma vez alvo de terroristas. O ataque à Associação Mutual Israelita-Argentina, em 1994, matou 85 pessoas e deixou cerca de 300 feridas.



Em 2006, procuradores argentinos acusaram formalmente o governo do Irã de planejar o bombardeio à associação israelita e os terroristas do Hezbollah, de realizarem a explosão.


A Argentina abriga a maior comunidade judaica da América Latina, com mais de 230 mil pessoas. O Brasil tem o segundo maior número de judeus e ainda foi o primeiro país a ter uma sinagoga na região, que fica na cidade do Recife, em Pernambuco.


Como o Hamas segue atacando Israel apesar dos bombardeios à Faixa de Gaza




Source link