Argentina leva vantagem sobre a França no retrospecto em Mundiais
França e Argentina, que se enfrentam no próximo domingo na final da Copa do Mundo do Catar em busca do terceiro título mundial para ambas, já se enfrentaram três vezes na história do torneio.
O retrospecto é mais favorável para os argentinos, que venceram dois dos três confrontos contra a França em Copas do Mundo. O último duelo entre as seleções foi em 2018, nas oitavas de final do Mundial disputado na Rússia, quando os franceses saíram com a vitória.
Confira este e outros vídeos em
Mais vídeos em
videos.gazetaesportiva.com
1930: um jogo de 84 minutos
Em 15 de julho de 1930, Argentina e França tiveram seu primeiro duelo no primeiro Mundial da história, realizado no Uruguai. No estádio Parque Central, em Montevidéu, diante de 23 mil espectadores, o jogo terminou com vitória por 1 a 0 da ‘Albiceleste’.
Uma excelente atuação do goleiro francês Alex Thépot impediu os argentinos de marcar até os 36 minutos do segundo tempo, quando Luis Monti marcou o único gol da partida.
Mas, aos 39, o árbitro brasileiro Gilberto de Almeida Rego apitou o final do jogo, gerando surpresa e revolta entre os jogadores franceses e uma parte do público.
Ambas as equipes foram para o vestiário, porém o assistente conseguiu convencer o árbitro brasileiro de seu erro e os jogadores voltaram a campo para jogarem os seis minutos finais, que não mexeram no placar.
A França foi eliminada na fase de grupos depois de sua derrota posterior para o Chile, por 3 a 0, enquanto a Argentina perdeu a final para o anfitrião Uruguai, com um placar de 4 a 2.
1978: a mão de Trésor
Em 6 de junho de 1978, a França enfrentou a Argentina em um jogo da fase de grupos no estádio Monumental de Núñez diante de 71 mil espectadores.
Vencidos antes pela Itália, por 2 a 1, os ‘Bleus’ sofreram uma nova derrota pelo mesmo resultado, o que selou sua eliminação, enquanto a Argentina conquistou seu primeiro título mundial.
A França, liderada por Michel Platini, empatava em 0 a 0 com os argentinos até os 45 minutos do primeiro tempo, quando Marius Trésor tocou com a mão na bola depois de um chute de Leopoldo Luque, o que resultou em um pênalti para os sul-americanos. Daniel Passarella converteu para a ‘Albiceleste’.
Aos 11 da segunda etapa, o goleiro francês Jean-Paul Bertrand-Demanes tentou parar um chute de Luque e se chocou com a trave. Depois de deixar o campo de maca, foi substituído por Dominique Baratelli.
Platini aproveitou um rebote em tentativa de Bernard Lacombe e empatou quatro minutos depois. Posteriormente, Didier Six perdeu chance cara a cara com o goleiro argentino Ubaldo Fillol. Até que, aos 28 minutos, Luque superou Baratelli com um chute de fora da área.
Esta foi a última derrota dos ‘Bleus’, até o momento, para uma seleção sul-americana em Mundiais.
2018: o golaço de Pavard
No dia 30 de junho de 2018, a França, sólida na fase de grupos, e a Argentina, que se classificou com dificuldades, mediram forças nas oitavas de final no Mundial da Rússia.
Desde o primeiro momento, os ‘Bleus’ abriram vantagem com um pênalti cobrado por Antoine Griezmann. Antes do intervalo, Di María empatou batendo de fora da área, sem chances para Hugo Lloris.
No segundo tempo, a Argentina virou com um chute de Lionel Messi desviado por Gabriel Mercado. Mas a França deixou tudo igual de novo com Benjamin Pavard, que acertou de longe um sem pulo impressionante, o gol mais bonito do torneio. Na sequência, os franceses voltaram à frente do placar com dois gols de Mbappé em quatro minutos.
Screamers everywhere you look 🤩
Who’s winning Hyundai Goal of the Tournament this year?
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 15, 2022
Nos acréscimos, após cruzamento de Messi, Sergio ‘Kun’ Agüero marcou de cabeça. Apesar de uma última chance argentina, a França venceu o jogaço por 4 a 3, decisivo para conseguir seu segundo título mundial.
Deixe seu comentário