Asterix e Obelix zombam de diferenças culturais em novo filme
A dupla cartunesca de gauleses Asterix e Obelix não é nenhuma novidade no mundo dos longas-metragens. Entre 1999 e 2012, quatro filmes inspirados nos quadrinhos de Albert Uderzo e Rene Goscinny foram produzidos com Gérard Depardieu em um dos papéis titulares. Império do Meio, o quinto capítulo em live-action, representa uma renovação da franquia via Netflix.
Embora sem Depardieu, o filme apresenta todos os elementos que fizeram as outras produções serem engraçadas: brigas com os romanos, trocadilhos com os nomes de personagens, e as pequenas rusgas que marcam a relação entre Asterix e Obelix. Na trama, a primeira que não é adaptada diretamente de um dos 39 quadrinhos criados até hoje, os dois heróis são convocados por uma princesa da China para salvar seu reino das mãos de um príncipe malévolo.
Muitas das piadas do filme vêm das diferenças culturais entre as sociedades gaulesa, romana e chinesa, partindo de estereótipos para gerar comédia; algo surpreendente nesta era em que chistes do gênero são facilmente cancelados. Uma confirmação dessa característica está na saída criativa encontrada pela dublagem para a versão francesa (o idioma original de Asterix & Obelix no Reino do Meio) dos nomes das personagens chinesas. Aqui, a princesa Fu Yi virou So Hi (lê-se “sorri”) e sua escudeira Tat Han é chamada de Chi Nee Lin (como um diminutivo de “chinelinho”). Além de aumentar a graça dos diálogos em português, a escolha demonstra respeito com a série de quadrinhos iniciada em 1959, que sempre brincou com a sonoridade dos idiomas.
Ponta de Ibra
Mesmo que seja um filme ao melhor estilo “Sessão da Tarde”, a produção traz alguns rostos conhecidos para os cinéfilos, principalmente os amantes do cinema francês. Vincent Cassel, de O Ódio e Irreversível, interpreta o imperador romano Júlio César. Já Marion Cotillard, de Piaf – Um Hino ao Amor e Dois Dias, Uma Noite, encarna uma belíssima versão de Cleópatra. Não é o papel da vida deles, mas comprova a reverência dos franceses pela famosa dupla dos quadrinhos.
Além das presenças marcantes do cinema, há uma ponta do jogador de futebol Zlatan Ibrahimović, que anunciou sua aposentadoria do futebol esta semana. Ele interpreta um soldado romano cheio de pompa, bastante inspirado em sua própria personalidade nos campos. Seria esse o nascimento de uma nova carreira para o sueco Ibra?
Mesmo que Depardieu, o ator que fez a franquia bombar no cinema, não esteja de volta para este capítulo, Asterix & Obelix no Reino do Meio ainda é repleto de celebridades e não perdeu seu charme de filme criado puramente para fazer o espectador passar seu tempo com alguma risada ocasional.