Bolsonaro nomeia nove pessoas para o Conselho Nacional de Educação



O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Educação, Victor Godoy, nomearam nove membros para compor as Câmaras do Conselho Nacional de Educação (CNE), com mandato de quatro anos, nesta terça-feira (8). Entre os nomes está Ilona Becskeházy que já foi secretária de Educação Básica do MEC e a presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e irmã do ministro da economia Paulo Guedes, Elizabeth Regina Nunes Guedes. A posse dos novos membros acontecerá nesta quinta-feira (10).

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram  

Bolsonaro e Godoy nomearam três membros para compor a Câmara de Educação Básica e seis membros para a Câmara de Educação Superior. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

O Conselho Nacional de Educação (CNE) busca formular e avaliar a política nacional de educação e zelar pela qualidade de ensino, como também garantir a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira. O CNE é composto por 24 membros, com 12 ligados à educação básica e outros 12 ao ensino superior.

Os conselheiros do CNE que finalizam o mandato na Câmara de Educação Básica são Mozart Neves Ramos, Maria Helena Guimarães de Castro e Ivan Cláudio Pereira Siqueira. Já de Educação Superior são Sergio Bruni, Robson Maia Lins, Joaquim José Soares Neto, Marco Antonio Marques da Silva, Marília Ancona-Lopez e Mauricio Eliseu Costa Romão.

Os nomeados para a Câmara de Educação Básica são:  

Leila Soares de Souza Perussolo  

Graduada em história, pedagogia e direito, Leila tem mestrado e doutorado em Ciências da Educação. Ela também foi vice-presidente e conselheira do Conselho Estadual de Educação em Roraima. Também já foi pró-reitora de ensino da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência em avaliação de docente, prática docente, legislação, gestão social de políticas educacionais, educação inclusiva, formação de professores e atendimento educacional especializado.

Márcia Teixeira Sebastiani  

Com licenciatura em pedagogia, mestrado e doutorado em educação, Márcia já atuou como pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e em outros colégios particulares na capital paranaense. Além disso, na Universidade Positivo, já foi diretora de EAD, pró-reitora acadêmica e diretora do Centro de Inovação Pedagógica. Também já fez parte da coordenação do Programa de Especialização Docente no Ensino de Matemática (PED-Brasil) em parceria com Stanford University (USA) e Lemann Center. 

Ilona Becskeházy 

Em 2020, Ilona assumiu a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), permanecendo durante 8 meses. Becskeházy é mestre e doutora em política educacional e atua como consultora em estudo comparado entre países na área de educação há mais de 10 anos. Desde 1996, trabalha no desenho e implementação de projetos de educação. É colunista da Gazeta do Povo.

Os nomeados para a Câmara de Educação Superior são:

Paulo Fossatti 

Paulo Fossatti é pós-doutorado em Ciências da Educação, com doutorado em Educação e mestrado em Psicologia Social e Institucional. Com graduação em filosofia e psicologia, atuou na reitoria da Universidade La Salle, Canoas/RS. Fossatti é especialista em Administração Escolar. Além disso, atua na coordenação do projeto de pesquisa sobre Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias.

Luciane Bisognin Cretta  

Com graduação em enfermagem, Luciane tem mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), instituição que atua como reitora. Também tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Educação na Saúde. Cretta é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e é Conselheira Titular no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.

Elizabeth Regina Nunes Guedes  

Elizabeth Regina Nunes Guedes é presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e é membro titular do Fórum Nacional de Educação. Com formação em psicologia, já trabalhou como Técnica de Pesquisa e Planejamento do IPEA e no Ministério da Previdência e Assistência Social. Atualmente, também é vice-presidente do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior do Rio de Janeiro. Elizabeth também é irmã do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Henrique Sartori de Almeida Prado 

Doutor em Ciência Política com mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Henrique Sartori foi Secretário-executivo do Ministério da Educação do Brasil em 2018. Foi Chanceler do Grupo Estácio e também já atuou como professor adjunto da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados. Durante seu trabalho no MEC, foi responsável pela gestão e organização administrativa, como também atualização e modernização das normas e processos da regulação e supervisão da educação superior presencial e EAD no Brasil.

André Guilherme Lemos Jorge  

Advogado e doutor em Direito de Estado pela PUC-SP, já atuou como Juiz Titular do TRE-SP na classe Jurista e é ex-conselheiro da Capes. Atualmente, é membro da Comissão Nacional de Avaliação de Ensino Superior. Também já trabalhou em algumas instituições de ensino superior como diretor e professor. André Guilherme Lemos é professor investigador ativo da Universidad Complutense de Madrid.

Mauro Luiz Rabelo  

Com 41 anos de experiência como docente da educação superior, Mauro é doutor em matemática com pós-doutorado pela Universidade de Stanford (Califórnia – EUA). É docente no Departamento de Matemática da Universidade de Brasília. Também já foi Presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação. No Ministério da Educação já exerceu os cargos de Secretário de Educação Superior, Secretário de Educação Superior Substituto, Diretor de Relações Internacionais da Capes e Diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior. Atualmente, exerce a função de Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação.



Source link