Brasileiro Jarbas Barbosa assume diretoria-geral da Organização Pan-Americana da Saúde – Notícias



O sanitarista brasileiro Jarbas Barbosa assumiu nesta terça-feira (31) o cargo de diretor-geral da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) no continente.


Eleito no fim de setembro do ano passado, Barbosa é o segundo brasileiro a chefiar a entidade em 120 anos desde a sua fundação — o primeiro havia sido Carlyle Guerra de Macedo (1983-1995). Ele ficará na função até 2028.


Em seu discurso, o novo diretor-geral da Opas falou sobre os desafios que sua gestão enfrentará nos próximos anos.


“Os países da região enfrentam uma situação epidemiológica complexa, com a persistência de doenças transmissíveis, o risco de surtos e epidemia, o aumento das doenças não transmissíveis, os danos causados por acidentes de trânsito e a violência e os efeitos da mudanças do clima. A região também tem muitas desigualdades entre e dentro dos países e uma transição demográfica acelerada na América Latina e no Caribe.”


Ele defendeu a ideia de que os países do continente tenham sistemas nacionais de saúde integrados, uma forte rede de atenção primária, serviços hospitalares especializados e de qualidade, além de melhor vigilância e prevenção a doenças.


Barbosa disse ainda que vai trabalhar para acabar com a pandemia de Covid-19 na região e aplicar lições aprendidas durante este período para abordar vulnerabilidades e garantir que os estados-membros estejam mais bem preparados para futuras ameaças.


A ministra da Saúde brasileira, Nísia Trindade Lima, esteve presente na posse, em Washington, nos Estados Unidos. Ela leu um recado enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizando-o pela nova função.


Segundo Lula, o envio da ministra e de uma delegação à posse indica a “prioridade que o governo brasileiro confere aos temas de saúde global e à Opas, em particular”.


Ainda de acordo com a carta de Lula, Jarbas Barbosa “deixou claro seu compromisso com a saúde e com a ciência” ao longo de sua trajetória em todas as esferas do SUS.


Nísia afirmou que o sanitarista tem “trajetória exemplar no compromisso com a saúde em nosso continente” e “é um dos principais construtores da saúde pública no Brasil e também nas regiões das Américas”.


Em um vídeo gravado, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, parabenizou Barbosa pela posse.


“Os estados-membros das Américas depositaram sua confiança no senhor, e por razões muito boas: sua longa e ilustre carreira na saúde pública no Brasil e na Opas fala por si só.”


Currículo


Jarbas Barbosa é formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em saúde pública e epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mestre em ciências médicas e doutor em saúde coletiva pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).


Começou a carreira como secretário de saúde na cidade de Olinda (PE) e posteriormente foi secretário estadual de Saúde de Pernambuco.


Em Brasília, ocupou o cargo de diretor do Cenapi (Centro Nacional de Epidemiologia), secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e secretário-executivo da mesma pasta.


Foi nomeado gerente de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças da Opas entre 2007 e 2010.


De volta ao Brasil, assumiu novamente a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de 2011 a 2015. Também chefiou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta.


Em julho de 2015, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) entre julho de 2015 e julho de 2018, quando foi nomeado diretor-adjunto da Opas.



Source link