Câmara aprova isenção de três impostos para laboratórios e indústrias que doarem remédios – Notícias



A Câmara aprovou nesta terça-feira (31) um projeto que isenta de três impostos federais os laboratórios e as indústrias farmacêuticas que doarem medicamentos a estados, entidades beneficentes certificadas, Santas Casas e Cruz Vermelha. O objetivo é evitar a incineração de remédios que ainda tenham alguns meses de validade. O texto será analisado no Senado. 



Os tributos envolvidos na isenção concedida são o PIS, a Cofins e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Pelo texto, os medicamentos doados deverão ter, no mínimo, seis meses até o fim do prazo de validade.


• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Além disso, a proposta prevê que os governos e as entidades que receberão os fármacos devem se encarregar do controle da validade deles.


Outro ponto do texto aprovado especifica que os medicamentos recebidos com a isenção prevista poderão ser utilizados apenas para atividades assistenciais e sem fins lucrativos.


Isso significa a proibição da venda ou a dispensação de remédios que façam uso de marcas ou signos que indiquem empresas ou estabelecimentos não autorizados como indústria farmacêutica.



Source link