Candidatos à Presidência da Argentina intensificam campanhas para o segundo turno – Notícias



Os dois candidatos que disputam a Presidência da Argentina, o governista Sergio Massa e o libertário Javier Milei, intensificaram suas campanhas nesta sexta-feira (3) em busca de votos para o segundo turno, que será disputado em 19 de novembro.


Massa viaja por províncias do país, misturando atos institucionais como ministro da Economia com propostas eleitorais, enquanto Milei acrescenta pequenos atos às caravanas que caracterizaram a campanha até as eleições gerais, nas quais, sobre uma van, acenou com uma motosserra (para cortar gastos públicos) e assinou notas de dólar (para a sua proposta de dolarização).



O candidato presidencial da União pela Pátria viajou nesta sexta-feira (3) para a província de Mendoza (no oeste do país) para apresentar o Programa Cidades Seguras em Maipú, onde criticou as propostas de Milei e, “a poucos dias de 19 de novembro”, propôs “um caminho de ordem nas contas públicas, mas nunca à custa do bolso” dos argentinos.


Massa viajou na quinta-feira para a abertura da 38ª edição do Festival de Cinema de Mar del Plata, na província de Buenos Aires, onde em um discurso se referiu à construção da identidade cultural da Argentina por meio da indústria cinematográfica.


• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram


Nesta semana, Massa também viajou para a província de La Pampa (no centro), onde falou sobre federalismo em um evento com o governador provincial, Sergio Zilio Ziliotto, com quem assinou um acordo para alocar recursos para a construção de moradias familiares.


Uma denúncia penal contra Massa, apresentada por líderes da oposição, destacou que o ministro da Economia violou a lei eleitoral ao anunciar uma nova linha de crédito para aposentados, pensionistas e trabalhadores dependentes por meio da agência de pensões da estatal, um ato do governo com a intenção de atrair votos nos 25 dias que antecedem o segundo turno.


Massa começou a semana com o problema da escassez de combustível em todo o país, que estava sendo resolvido gradualmente depois que o governo liberou a moeda estrangeira para poder importar hidrocarbonetos e, estrategicamente, retrocedeu ao ameaçar as petroleiras de que, se não normalizassem o fornecimento, não teriam permissão para exportar.



Na última segunda-feira (30), Milei foi abastecer em um posto de gasolina no norte de Buenos Aires e aproveitou a oportunidade para questionar a gestão de Massa. “O modelo da casta sempre termina da mesma forma: com escassez ou aumento de preços”, comentou o candidato opositor.


O líder do partido A Liberdade Avança continuará neste sábado (4) com o Tour da Liberdade, na província de Buenos Aires, visitando as cidades de San Isidro e El Palomar. No último domingo (29 de outubro), ele fez sua primeira atividade pública após as eleições gerais de 22 de outubro, com uma caminhada no bairro de Villa Ortúzar, na capital, onde conversou com moradores e visitou lojas. No dia seguinte, Milei foi a uma fábrica de doces em Buenos Aires, na qual conversou com os trabalhadores e proprietários da empresa.




Source link