Capacitação profissional gratuita abre 2 mil vagas para jovens gaúchos


Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro disponibilizam cursos da Plataforma PROA

O Instituto PROA, um dos maiores programas de capacitação online gratuita para jovens do Brasil, reforça sua presença no Rio Grande do Sul em 2023. A ONG está abrindo inscrições para uma nova turma, que representa uma oportunidade de formação e encaminhamento para o emprego para jovens de 17 a 22 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo o Rio Grande do Sul. As inscrições começam nesta segunda-feira (23) e seguem até o dia 8 de maio e podem ser realizadas no site da entidade. As aulas iniciam no dia 15 de maio.

É a quarta turma de formação oferecida pelo PROA em solo gaúcho. O PROA completou 15 anos de atividades em 2022 e já impactou mais de 36 mil jovens. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro disponibilizam cursos da Plataforma PROA. Neste ano, o PROA também vai chegar ao Paraná, alcançando toda a Região Sul do País, e a Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul, o PROA conta com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que além de viabilizar a realização do curso no Estado oferecem vagas de emprego aos formados. Outros parceiros, como Coca-Cola FEMSA, Sabemi, Adtail e GetNet já garantiram oportunidades de trabalho para os estudantes gaúchos. “Com o PROA, mostramos aos jovens gaúchos que seus sonhos que pareciam impossíveis podem se tornar realidade. Estamos muito felizes por fortalecer nossa presença no Estado, que tem jovens motivados e cada vez mais preparados para o futuro”, ressalta Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Inscrições e formação gratuita
Para aproveitar a oportunidade de se capacitar gratuitamente e ser encaminhado para o emprego, basta que os jovens egressos de escolas públicas se inscrevam no site do PROA. Depois da inscrição, os candidatos passam por uma prova simples de português, matemática e análise de perfil. Durante três meses, os estudantes aprovados no PROA realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de administração e logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), análise de dados (com o iFood), promoção de marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e varejo (com a Fundação Casas Bahia).



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *