Comer uma xícara de morangos por dia colabora com a saúde do coração, aponta estudo – Notícias



Uma pesquisa recente, apresentada no 9º Simpósio da Bienal de Benefícios do Morango para a Saúde (BHBS, na sigla em inglês), demonstrou que comer uma xícara de morangos — em torno de oito — por dia colabora com a saúde do coração e traz benefícios cardiometabólicos para o ser humano.


“O estudo ‘Global Burden of Disease’ mostrou que uma dieta pobre em frutas está entre os três principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Para resolver a ‘lacuna de frutas’, precisamos aumentar a quantidade total de frutas consumidas, bem como a diversidade de frutas na dieta. O acúmulo de evidências na saúde cardiometabólica sugere que apenas uma xícara de morangos por dia pode mostrar efeitos benéficos”, diz Britt Burton-Freeman, professora do Instituto de Tecnologia de Illinois, em comunicado.



Outras pesquisas já apontavam os benefícios cardiometabólicos do morango, como diminuição do colesterol total e do “ruim” (lipoproteína de baixa densidade), aumento do relaxamento e elasticidade vascular, diminuição da inflamação, do estresse oxidativo e da resistência à insulina — além de redução do açúcar no sangue.


Um estudo com 34 homens e mulheres com hipercolesterolemia moderada, feito no Instituto de Tecnologia de Illinois, também concluiu que a função vascular melhora de forma rápida após a ingestão de morango — em cerca de uma hora.


Para complementar esses achados, os cientistas fizeram uma pesquisa randomizada e controlada com 33 adultos obesos, em que eles consumiam, diariamente, duas xícaras e meia de morango. Essa iniciativa diminuiu significamente a resistência dos voluntários à insulina e aumentou o tamanho das partículas de “colesterol bom” (lipoproteína de alta densidade), em comparação com o grupo que não comeu a fruta.


“Nosso estudo apoia a hipótese de que o consumo de morango pode reduzir os riscos cardiometabólicos”, disse o investigador principal, Arpita Basu. 


E acrescentou: “Além disso, acreditamos que essa evidência apoia o papel de morangos em uma abordagem de ‘alimento como remédio’ para a prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em adultos”.


Por fim, os pesquisadores recordam que oito morangos cumprem o valor diário recomendado de vitamina C e fornecem diversos outros nutrientes e compostos bioativos benéficos à saúde, além de ser uma fruta versátil e saborosa.


Veja sete dicas para evitar intoxicação alimentar neste verão




Source link