Covid: Com menor taxa de vacinação, África também tem o menor número de casos
Mais de 70% da população da África não recebeu nenhuma dose da vacina contra a covid-19, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar disso, o continente tem proporcionalmente o menor número de casos, perdendo apenas para a Oceania, e o menor número absoluto de mortes. .
Desde o início da pandemia, a África — com 55 países e população de 1,4 bilhão de pessoas — contabilizou cerca de 180 mil mortes e 8,7 milhões de casos, segundo o Our World in Data. Na Europa e nos EUA, que têm população muito menor (746 milhões e 330 milhões respectivamente), o número de mortes de mortes é significativamente maior. Mais de 1,1 milhão de mortes por covid foram registradas nos EUA e mais de 2 milhões na Europa.
Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Augusto da Silva, responsável pela cooperação com o continente africano no Centro de Relações Internacionais em Saúde da fundação, disse que essa discrepância chamou a atenção de pesquisadores, que não sabem explicar porque os não vacinados contra a covid ficam menos doentes ou morrem menos do que os vacinados na África.
Há hipóteses, disse ele. “Primeiro, a população é mais jovem [a covid-19 tem mais risco de agravamento em idosos]. Além disso, muitos países não têm muito contato, não têm grandes ligações com outros países, devido a deficiências no sistema de transporte aéreo e portuário”, opinou.
Segundo Silva, na entrevista à agência, pode haver subnotificação, mas não o suficiente para igualar a proporção de mortos de outros continentes. “Se fosse só subnotificação, veríamos pessoas a morrer nas ruas.”
A vacinação na África
Segundo dados da OMS, até agora, no continente africano, foram aplicadas 800 milhões de doses da vacina contra a covid. Os parcialmente vacinados (que não receberam doses de reforço) somam 29%, os que completaram a primeira etapa de vacinação chegam a 25,6%, e os que receberam alguma dose de reforço são apenas 3,1%.
Em todo o mundo, mais de 13 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram aplicadas e mais de 60% da população mundial está imunizada com duas doses ou dose única, segundo a OMS. Só em doses de reforço, o número passa de 2 bilhões de injeções, e países como o Brasil já administram a quinta dose em populações vulneráveis.
A vacina mais usada na África é a Janssen (33%), cujo esquema é de dose única. Em seguida, estão a Pfizer (22%), a AstraZeneca (17%), a Sinopharm (15%) e Sinovac (7,2%).