Curitiba é eleita uma das sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo


Em nome do prefeito Rafael Greca, o diretor técnico da da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss (segundo da direita para a esquerda), recebeu a premiação

Curitiba recebeu na quinta-feira (27) o troféu de uma das sete Comunidades Mais Inteligente do Mundo 2022, segundo o Prêmio Intelligent Community Forum (ICF), sendo, pelo segundo ano consecutivo, a única cidade da América do Sul selecionada para oTop 7. A premiação foi entregue durante o IFC Global Summit 2022, no Ohio State House, sede do governo estadual de Ohio, nos Estados Unidos. Representando o prefeito Rafael Greca, o diretor técnico da da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss recebeu o troféu, ao lado de representantes das outras seis cidades finalistas: Binh Duong Smart City (Vietnã), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Nova Taipei (Taiwan), Prospect (Austrália) e Sunshine Coast (Austrália). Nova Taipei conquistou o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2022. A capital do Paraná sempre foi exemplo de inovação: historicamente, é referência em mobilidade, meio ambiente e planejamento urbano. Esse escopo vem sendo ampliado para áreas transformação tecnológica com foco em cidade inteligente e empreendedorismo de impacto social. Com esse objetivo, a prefeitura criou, em 2017, o Vale do Pinhão.

Evolução progressiva
O desempenho de Curitiba neste ranking foi progressivo nos últimos quatro anos. Este é o segundo ano consecutivo em que a capital paranaense figurou entre no Top 7 das comunidades do mundo finalistas desta premiação. Em 2019 e 2020, classificou-se no ranking das 21 comunidades mais inteligentes pelo ICF. A evolução é resultado do investimento da cidade em iniciativas que aliam apoio ao crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social. A prefeitura tem investido em energias renováveis, mobilidade ativa, serviços públicos na palma da mão do cidadão, revitalização urbana e projetos de diminuição da emissão de carbono até 2050.

Comunidade Mais Inteligente
O Prêmio Intelligent Community Forum (ICF) reconhece, anualmente, ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente. O ICF é uma organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável. Na fase final, Curitiba e as outras seis comunidades finalistas foram avaliadas individualmente, com uma visita virtual do comitê avaliador do ICF, considerando seis eixos: conexão, sustentabilidade, trabalho, inovação, inclusão e engajamento.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *