Dentistas alertam o risco de uso de água oxigenada para clarear os dentes


Nessas últimas semanas, receitas caseiras que viralizam no TikTok tem deixado os dentistas preocupados. Como a do uso do carvão que segundo os usuários da rede ajuda a clarear os dentes, ou a mistura de limão com bicarbonato de sódio. Ambas foram desacreditas pelos dentistas que na realidade auxiliam na destruição do esmalte do dente.

A trend do momento é considerada ainda mais grave pelos profissionais da área, jovens estão usando água oxigenada para fazer gargarejo e bochecho para clarear os dentes. A prática não é recomendada por dentistas que alertam a causa de desequilíbrio da microbiota bucal, provocando aftas e queimaduras, e podem levar a uma série de infecções e inflamações na região bucal.

“A água oxigenada comprada na farmácia, por exemplo, não foi feita para este fim, mas sim para curar inflamações ou machucados. No consultório, para o clareamento dental, nós usamos um gel profissional que na sua composição tem água oxigenada, porém, é controlado e usamos barreiras gengivais e moldeiras para proteger os tecidos moles da boca, como a gengiva, a língua e os lábios.” explicou a cirurgiã dentista, Alana Rinco ao jornal O Globo.


Ilustração água oxigenada. (Reprodução/Camaçari notícias)


A profissional ainda afirma que o líquido em contato com esses tecidos pode causar fissuras, aftas e queimaduras severas. A água oxigenada também pode matar bactérias boas que protegem a região de bactérias oportunistas, fungos e vírus, conhecidos como desequilíbrio da microbiota bucal. O que causa novas inflamações, sensibilidade nos dentes e infecções.

“Tudo isso surgiu por conta desse gel clareador que tem água oxigenada na composição, porém é de uso odontológico profissional, apenas um dentista pode comprar e usar com ressalvas e material protetor para não causar ferimentos no paciente.” afirma a dentista.

De acordo com Alana Rinco, que já atendeu pacientes com queimaduras em razão do uso contínuo da água oxigenada como um enxaguante bucal, A recomendação é a suspensão imediata do produto e a utilização de uma pomada especifica para cicatrizar os machucados e queimaduras. Dependendo do tipo de infecção, da gravidade e da indicação do médico, pode ser recomendado também o uso de medicamentos via oral.

Foto destaque: Pessoa segurando enxaguante bucal. Reprodução/Blog Odontocompany

 





Source link