diretores do BC divergem sobre próximos passos


Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Diretores do Banco Central divergiram sobre futuro da taxa Selic (na foto, reunião do Copom em 2019).
Diretores do Banco Central divergiram sobre futuro da taxa Selic (na foto, reunião do Copom em 2019).| Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Os diretores do Banco Central divergiram sobre os próximos passos da política de juros. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada, um grupo predominante avaliou que há espaço para uma possível redução da taxa na próxima reunião, em agosto. Outro grupo, porém, defendeu cautela.

“Observou-se divergência no Comitê em torno do grau de sinalização em relação aos próximos passos. A avaliação predominante foi de que a continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”, informa a ata do Copom, divulgada na manhã desta terça (27).

O outro grupo de diretores, por sua vez, entende que a dinâmica da queda da inflação ainda reflete o recuo de componentes mais voláteis, como os alimentos. Também considera que a incerteza sobre a situação do hiato do produto gera dúvidas sobre o impacto do aperto monetário feito até agora.

Esses diretores também consideram que é necessário observar maior proximidade das expectativas de inflação mais longas – dos próximos anos – às metas e “acumular mais evidências de desinflação nos componentes mais sensíveis ao ciclo”.

Um ponto de consenso entre os dois grupos foi o fato de que reduções nas taxas de juro dependerão da evolução da dinâmica da inflação, em especial de componentes mais sensíveis aos juros; da atividade econômica e das expectativas de maior prazo para a inflação.



Source link