Disfunção Temporomandibular (DTM): saiba o que causa
Localizada na região da face pouco à frente das orelhas, a articulação temporomandibular (ATM) é uma das estruturas mais complexas do corpo humano, sendo a única interligada.
Ela faz uma conexão da mandíbula com o crânio, permitindo movimentos como abrir e fechar a boca, mastigar alimentos, bocejar, falar e, até mesmo, expressar emoções por meio do sorriso.
No entanto, quando essa articulação enfrenta desequilíbrios ou disfunções, surgem problemas que afetam não apenas a saúde bucal, mas também a qualidade de vida. Essas condições são conhecidas como Disfunções Temporomandibulares (DTM), e podem se apresentar com anormalidades musculares, articulares ou por combinação das duas.
Para saber mais detalhes sobre DTM, as causas, sintomas, como é feito seu diagnóstico e o tratamento recomendado, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você encontrará:
- O que causa disfunção temporomandibular?
- Sintomas
- Quanto tempo pode durar uma crise?
- Consequências
- Diagnóstico
- Como tratar disfunção temporomandibular?
O que causa disfunção temporomandibular?
A Disfunção Temporomandibular (DTM) pode ser causada por diversos fatores com potencial de afetar o funcionamento dessa articulação. Dentre os mais comuns estão:
- Ranger e apertar os dentes (bruxismo);
- Remoção do siso;
- Questões emocionais, como ansiedade e estresse;
- Comportamentais, como morder a bochecha, caneta, roer unhas, apoiar a cabeça nas mãos, entre outros;
- Ausência de dentes;
- Próteses dentárias gastas ou mal encaixadas;
- Lesões e traumas nas articulações e na região do queixo;
- Artroses e artrites.
Sintomas
Pessoas que possuem alguma Disfunção Temporomandibular costumam apresentar os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça;
- Tonturas e vertigens;
- Estalo na mandíbula;
- Dor ao abrir e fechar a boca;
- Dificuldade na mastigação, especialmente alimentos duros;
- Dor, zumbido e sensação de ouvido entupido;
- Desgaste dental, principalmente nos caninos;
- Sensação de travamento na mandíbula;
- Mudanças na fisionomia;
- Dor cervical (pescoço), barulhos (crepitações) articulares durante os movimentos da boca.
Se você se identifica com alguns dos sintomas listados acima, não deixe de buscar ajuda médica!
Quanto tempo pode durar uma crise?
Normalmente, a crise de DTM surge de forma súbita tanto em primeiras manifestações quanto na piora dos sintomas.
O tempo de duração varia conforme o organismo de cada pessoa e o que desencadeou a crise, mas os incômodos podem persistir por horas, dias e até semanas.
Consequências
Se não tratada adequadamente, a DTM pode resultar em uma série de complicações.
Uma das principais é a dor progressiva, que pode se intensificar ao longo do tempo. Essa dor pode se manifestar não apenas na região da mandíbula, mas também irradiar para outras áreas do corpo, como a cabeça, pescoço, olhos e ombros.
Além da dor, a DTM também pode causar outros problemas, como inchaço e deslocamento da mandíbula. Em casos mais graves, pode ocorrer o desgaste do disco, o que dificulta ainda mais o movimento da mandíbula e compromete o funcionamento regular da região.
Portanto, é fundamental buscar assistência médica e odontológica adequada ao identificar qualquer sinal de DTM. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar a progressão da condição e minimizar os impactos na qualidade de vida do paciente.
Diagnóstico
O profissional mais indicado para diagnosticar essa condição são os(as) dentistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
Em geral, esses especialistas buscam levantar o histórico dentário dos pacientes, avaliam os sintomas e solicitam exames, como a radiografia, para poder constatar a causa e indicar o tratamento mais adequado.
Como tratar disfunção temporomandibular?
Apesar da DTM não ter cura, existem diversos tipos de tratamento que ajudam a aliviar a dor e os incômodos causados pela condição.
Medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares podem ser prescritos nos quadros de disfunção temporomandibular.
Além disso, procedimentos com agulhas no ponto de dor, sessões em aparelhos para relaxamento da musculatura e técnicas de relaxamento também podem auxiliar no controle da dor e promover uma melhor qualidade de vida para o(a) paciente.
A fisioterapia também é fortemente recomendada como tratamento a fim de aliviar os sintomas e desconfortos causados pela condição, além de auxiliar no aumento da amplitude do movimento da região.
Podem ser indicados também acompanhamentos com fonoaudiólogos(as) e psicólogo(as), prática de atividades físicas e manter boa qualidade de sono.
Nos casos em que os tratamentos e intervenções não são eficazes, os(as) especialistas podem recomendar uma cirurgia na articulação.
Leia mais: Odontologia: entenda os exames e especialidades
A Disfunção Temporomandibular (DTM) é causada por anormalidades que afetam a articulação temporomandibular (ATM), responsável por movimentos como abrir e fechar a boca, bocejar, mastigar alimentos e falar.
Para mais conteúdos sobre saúde, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!