Dívida pública sobe no governo Lula e beira 80% do PIB
A dívida pública voltou a subir em julho e passou de R$ 8,8 trilhões, o equivalente a 78,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O indicador sobe quase sem tréguas desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em valores nominais, a dívida é a maior da história. A relação dívida/PIB, enquanto isso, chegou ao nível mais alto desde novembro de 2021, quando as contas públicas estavam sob o impacto dos gastos relacionados à pandemia de Covid-19.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Banco Central e se referem à dívida bruta da União, estados e municípios. Sua dinâmica é influenciada principalmente pelo endividamento do governo federal.
Dívida já supera projeção do mercado para o fim do ano
A dívida já está acima do patamar que boa parte do mercado projetava para o fim do ano. A mediana das expectativas de bancos e consultorias, coletadas pelo mais recente boletim Focus, aponta para um endividamento de 78,1% do PIB em dezembro. O índice, porém, tem avançado rápido em direção aos 80% do PIB.
Apenas neste ano, a relação dívida/PIB avançou 4,1 pontos porcentuais. Na comparação com dezembro de 2022, no fim da gestão de Jair Bolsonaro (PL), o aumento acumulado é de 6,8 pontos porcentuais.