Do moodboard às araras – Grupo Amanhã


Empresa desenvolveu uma série de iniciativas e projetos que buscam aprimorar processos por meio da tecnologia

O mundo da moda sempre esteve em constante evolução, adaptando-se a diferentes épocas e momentos. Naturalmente, a inovação tecnológica também vem desempenhando um papel crucial na transformação das tendências. Atenta a isso, a Lojas Renner desenvolveu uma série de iniciativas e projetos que buscam aprimorar processos por meio da tecnologia, gerando benefícios para o negócio e para os clientes. Um dos mais inovadores, que ajudou a varejista a ser coroada como a grande vencedora da edição 2024 de Campeãs da Inovação, utiliza ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para detectar com precisão as tendências de moda, por meio da coleta e da análise de dados do mercado da moda em tempo real. A metodologia inclui motores de busca de informações que monitoram plataformas digitais e redes sociais para identificar as modelagens, tecidos, cores e outras características pelas quais os clientes estão buscando a cada momento.

Os benefícios são inúmeros. Com isso, a empresa é capaz de implementar mecanismos ágeis para otimizar o desenvolvimento de novos produtos que atendam às necessidades e aos desejos dos clientes com assertividade — ou seja, consegue identificar o que está em alta e desenvolver peças para serem confeccionadas pelos fornecedores em pequenos lotes, disponibilizando-as rapidamente para compra e medindo a aceitação dos consumidores. “Nossa estratégia de IA está centrada no encantamento do cliente. Trabalhamos para cada vez mais oferecer os produtos que eles realmente querem, no timing correto, melhorando sua experiência de compra e aumentando a satisfação e a fidelidade à marca”, explica Henry Costa, diretor de produto da Lojas Renner.

Além disso, a iniciativa está alinhada à estratégia de sustentabilidade da marca. Ao testar peças em quantidades menores e, a partir daí, saber a aceitação que esses itens têm por cada perfil de cliente em cada uma das cinco regiões do país, torna-se possível dimensionar melhor a profundidade dos pedidos enviados aos fornecedores. Assim, o estoque é reduzido e a produção excessiva evitada. “Com esse modelo, nossos fornecedores produzem apenas o que os clientes realmente desejam comprar, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental”, completa Costa.

No tempo certo
O projeto vem sendo implementado desde 2022 como um piloto, e a intenção é ampliá-lo gradativamente. “Não conseguiremos avançar sozinhos. Nossa cadeia produtiva é fundamental nessa engrenagem de inovação. Para aumentar a agilidade no desenvolvimento e na confecção das peças, nossos fornecedores estão organizando células de trabalho no modelo ágil, viabilizando a produção de pequenos lotes. Assim, garantimos que as coleções sejam lançadas no tempo certo e com a qualidade esperada”, detalha Costa.

Focada em estreitar cada vez mais o relacionamento com parceiros para seguir evoluindo, a Lojas Renner está desenvolvendo ainda uma plataforma de gerenciamento da cadeia de matéria-prima e da cadeia produtiva. “Na prática, isso significa que teremos maior sinergia. Os fornecedores poderão indicar suas disponibilidades e nós acessaremos esses dados de forma mais eficaz, ajudando-os a ter uma visão clara da ocupação de seu parque fabril”, exemplifica.

A companhia também investe na evolução dos processos internos com testes de imagens de moda geradas por IA, tecnologia que permite visualizar e ajustar novos designs rapidamente, mantendo-a sempre à frente das tendências. Costa ressalta que a metodologia não se limita apenas às tendências de moda, podendo ser aplicada a qualquer tipo de produto a ser testado. “Vale reforçar ainda que a IA é um recurso com enorme potencial para capturar e monitorar as tendências, mas a interpretação dos dados é algo que só o ser humano consegue fazer. Ou seja, a decisão baseada em dados é de extrema relevância, mas o trabalho dos nossos times é insubstituível”, garante.

Encantando a todos
Seguindo seu propósito principal de encantar a todos, a Lojas Renner busca oferecer a melhor experiência de compra possível nos diferentes pontos de contato, físicos e digitais. “A inovação é fundamental para esse processo de melhoria contínua em todas as nossas frentes de negócio, com o objetivo de antecipar o futuro do varejo e superar as expectativas dos consumidores”, avalia Costa. Hoje, a inovação na empresa está diretamente ligada ao ciclo de transformação digital, mas não se resume a isso: é trabalhada de forma transversal, no desenvolvimento de produtos e serviços, nas operações omnicanais e logísticas, no marketing e na comunicação.

O pioneirismo também é estimulado internamente como parte da cultura corporativa, com apoio e suporte de alguns times dedicados especificamente ao fomento da inovação. “Alguns exemplos: nossa diretoria de dados, que alimenta boa parte dos projetos da empresa; nossa área de inovação aberta, que se relaciona com startups para conectá-las a oportunidades e desafios internos da nossa companhia; o RX Ventures, nosso fundo de Corporate Venture Capital (CVC), que faz investimentos minoritários em startups de diferentes segmentos; e o Lab de Inovação, com uma equipe que pesquisa e desenvolve internamente iniciativas que nos ajudam a construir o futuro da moda”, enumera Costa.

A Lojas Renner não especifica o gasto anual com Pesquisa & Desenvolvimento. No entanto, em 2023, o investimento total da companhia foi de R$ 889 milhões, sendo que cerca de 65% deste montante foi destinado à inovação. Alguns exemplos são os investimentos em sistemas e equipamentos de tecnologia, softwares de análise de dados, ferramentas de IA e, ainda, na automação e robotização do novo centro de distribuição. Os outros 35% foram destinados à abertura e remodelação de lojas, que, de alguma forma, também contam com atributos de inovação. “Essa proporção na distribuição dos investimentos vem se mantendo nos últimos anos, com boa parte do volume direta ou indiretamente conectado à inovação”, complementa Costa. De fato, os investimentos da empresa em inovação vêm gerando resultados visíveis — e de muito sucesso, como prova esta 20ª edição de Campeãs da Inovação.

Este conteúdo foi originalmente publicado na edição 347 de AMANHÃ. Acesse a íntegra da revista clicando aqui (mediante cadastro gratuito).





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