Doença do carrapato é confirmada no Reino Unido

[ad_1]

Nesta quarta-feira (05) a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) confirmou o primeiro caso de doença causada pelo vírus da encefalite transmitida por carrapatos (TBEV) – sigla em inglês para tick-borne encephalitis virus. O vírus pode causar infecções assintomáticas em humanos, doença leve semelhante à gripe e infecção grave no sistema nervoso central como, meningite ou encefalite.

Segundo a (UKHSA) o risco para a população em geral ainda é considerado muito baixo, mas a espécie do carrapato portador do vírus é comum no Reino Unido. Já era do conhecimento dos órgãos competentes que vários animais no país eram portadores do vírus transmissor da doença, porém, este é o primeiro caso na região.

Três prováveis casos de transmissão do vírus detectados existem desde 2019, mas somente um deles foi realmente confirmado. A infecção confirmada na última quarta-feira é investigada desde 2022, na região de Yorkshire, tornando-se o primeiro caso do Reino Unido.


É importante se atentar aos sintomas (Foto:Reprodução/ Clinica Pró Saúde).


O vírus pode causar:

– Inflamação no cérebro,

– Febre,

– Dor de cabeça,

– Náusea/vômito,

– Fraqueza muscular,

– Dor ao olhar para a luz,

– Confusão mental, podendo causar danos neurológicos permanentes ou até à morte.

Outras infecções como a doença do Lyme também são transmitidas por carrapatos do gênero Ixodes. Principal sintoma da infecção pela bactéria Borrelia burgdorferi pode surgir até 30 dias do contato inicial, sendo inicialmente notado inchaço e vermelhidão local, febre, dores de cabeça, dor muscular e nas articulações, calafrios e rigidez na nuca.

As recomendações são: usar blusas e calças cumpridas, sapatos fechados ao caminhar ao ar livre, como por pântanos e bosques, pois, as chances de serem mordidos pelos carrapatos serão menores. Verificar se está com o aracnídeo e removê-lo rapidamente e claro, procurar por atendimento hospital o mais rápido possível.

Foto destaque: Carrapato transmissor do vírus da encefalite. Reprodução/Kelldrin.



[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *