Elias Zydek assume a presidência da Frimesa

[ad_1]

Elias José Zydek, antes diretor-executivo, assume o cargo de diretor-presidente executivo para o mandato de 2023 a 2026

Em assembleia realizada na quarta-feira (15) a Frimesa Cooperativa Central, de Medianeira (PR), fez mudanças em sua estrutura de gestão. O então diretor-presidente Valter Vanzella anunciou sua aposentaria após 26 anos à frente da Central. Elias José Zydek, antes diretor-executivo, assume o cargo de diretor-presidente executivo para o mandato de 2023 a 2026. Vanzella presidiu a prestação de contas e explicou os resultados do ano com todas as dificuldades da cooperativa e do país de um modo geral. Com um cenário econômico e financeiro instável, 2022 foi um ano difícil.

Com determinação, foi possível manter a cadeia produtiva junto às filiadas (Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato) e ampliar a marca. Os números repassados e aprovados foram: um faturamento de R$ 5,5 bilhões, um crescimento de 9,2%. O cenário econômico e financeiro estreitou o resultado final para R$ 42,9 milhões, reflexo das margens apertadas nas atividades suíno e leite.

As unidades fabris da Frimesa operaram de acordo com as capacidades de produção para atender as demandas de mercado e industrializar a matéria-prima recebida. A área de carnes teve uma produção total de 297.137 toneladas, evolução de 6,2% comparado a 2021, representando um total de 70,5% nos negócios da marca. Os altos custos de produção fizeram com que as indústrias recebessem 683.191 litros de leite ao dia, uma diminuição de 16,9% motivada pelos altos custos de produção. Em vista dessa queda do recebimento, a Frimesa encerrou as suas atividades na unidade de lácteos em Capanema (PR). A representação da atividade leiteira no faturamento da Central foi de 27,8%.

A Frimesa é a 59ª maior empresa da região e também a 23ª maior do Paraná, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC. No ranking exclusivo das cooperativas de produção, a Frimesa ocupa a 12ª colocação. Leia o anuário completo clicando aqui, mediante pequeno cadastro.

[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *