Empresa do Sul cria software pioneiro e gera mais de R$ 330 milhões em negócios


Fernanda e Cleandro Souza Ferreira passaram por uma dramática experiência com uma reforma e entenderam que a solução deveria ser expandida para toda a cadeia da construção

A Gabster foi criada em 2012 com o objetivo de resolver dois grandes problemas no setor de produção do mobiliário sob medida: a dificuldade em calcular um orçamento com precisão e a forma artesanal da produção. Mas, em 2014, os gaúchos Cleandro e Fernanda Souza Ferreira, então sócios da empresa, passaram por uma dramática experiência com uma reforma e entenderam que a solução deveria ser expandida para toda a cadeia da construção. Dessa forma, iniciaram a construção de um ecossistema que integrasse todos os fornecedores. Atualmente, a Gabster permite que todas as etapas de uma obra sejam integradas, o que possibilita uma economia de custo de até 30% ao eliminar os problemas de comunicação entre toda a cadeia.

“Hoje somos uma plataforma multifornecedores que disponibiliza um catálogo com geração completa de orçamento em tempo real, geração de pedidos online e comando de fabricação. Todas essas informações podem transitar entre os envolvidos em um empreendimento com maior segurança, agilidade e precisão, o que impacta em uma economia de até 40% do tempo de trabalho, além de uma redução de desperdícios e problemas de comunicação durante a execução do projeto. É uma nova forma de trabalhar com total eficiência e impacto positivo para milhões de pessoas”, conta Fernanda Souza Ferreira, COO da empresa.

A Gabster chegou a participar de duas missões internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma no Vale do Silício, em 2014, e outra na Europa, em 2016. Em 2017 recebeu seu primeiro cliente fora do país e, em 2018, o primeiro grande cliente nacional. A partir daí, o título mundial de Best NewComer 2019, parceiro revelação da Trimble e reseller do SketchUp no Brasil, além da conquista de três importantes programas de aceleração de startups, deram impulso para os resultados que apresentam hoje.

Resultados robustos
Os resultados em negócios gerados a partir da Gabster vêm demonstrando um crescimento consistente, encerrando 2022 com mais de 36 mil ambientes personalizados e R$ 1 bilhão em orçamentos calculados a partir da solução, com uma taxa de conversão de aproximadamente 30% em projetos fechados, comprados e produzidos por intermédio da solução no Brasil. “Em 2022 geramos e produzimos através da plataforma mais de R$ 330 milhões de negócios, envolvendo todos os 11 segmentos que fazem parte deste universo. Seguindo a tendência do movimento no mercado, nos antecipamos e no último trimestre de 2022 colocamos em prática o planejamento para 2023, com expectativa de crescimento em 80%, tanto em número de novos produtores adeptos à plataforma quanto em número de profissionais que se beneficiam de toda a solução”, projeta Cleandro.

Agilidade no processo
Para acompanhar a evolução do mercado, a plataforma oferece a integração entre design, engenharia, produção e suporte ao cliente. Fornecedores cadastram seus produtos com todas as especificações, preços e políticas comerciais com regras dinâmicas para atender todo o mercado nacional da construção. Para quem fabrica e constrói, além da tecnologia, é oferecido um conjunto de técnicas e conceitos para a produção de peças personalizadas com grande eficiência; integração com sistemas e máquinas da indústria para ganho de escala sem deixar de personalizar produtos. E, caso os profissionais tenham dificuldades em se adequar com os novos formatos, também podem contar com cursos e treinamentos online.

Durante a elaboração do projeto, arquitetos e projetistas podem apresentar ambientes renderizados, considerando as informações reais de texturas, com preços atualizados e disponibilidade nas lojas, podendo alterar estruturas ou transformar projetos em 2D a partir do 3D, sem precisar refazer tudo do zero. Ao final, a plataforma gera orçamentos em tempo real, vende e conecta com plataformas de e-commerce, o que permite a agilidade necessária para o arquiteto poder atender até três vezes mais clientes.

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