Equador desiste de levar Byron Castillo à Copa do Mundo por temer “sanções injustas”


O Equador retirou Byron Castillo de sua lista de convocados para a Copa do Mundo do Catar, que começará neste domingo, devido ao risco de ser submetido a “sanções injustas”, disse nesta terça-feira o órgão máximo do futebol equatoriano, que já sofre da Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) a perda de três pontos nas Eliminatórias Sul-americanas do Mundial de 2026.

“Dado o risco de sofrer sanções injustas novamente, a Federação Equatoriana de Futebol (FEF, na sigla em espanhol) é obrigada a não incluir o jogador Byron Castillo Segura na lista final que foi apresentada à Fifa”, explicou a organização em um comunicado oficial. Além disso descreveu como “arbitrária” e “sem base legal” a decisão do CAS, que também aplicou uma multa em dinheiro à entidade.

A Federação argumentou que o caso foi avaliado por juízes equatorianos, “que em quatro oportunidades deram razão ao jogador e são as únicas autoridades competentes em nosso país para dirimir esta controvérsia”.

As federações do Chile e do Peru denunciaram Castillo primeiro perante a Fifa e depois perante o CAS, a quem apontam de ser colombiano. A Fifa decidiu duas vezes a favor do Equador, mas o CAS considerou que a FEF usou “um documento que continha informações falsas” (passaporte de Castillo).

Foto: Reprodução/Instagram

No entanto, o Tribunal acrescentou que o jogador “estava apto para participar na fase preliminar de classificação” para a Copa do Catar, uma vez que reconhece que a nacionalidade de um jogador “é determinada pela legislação nacional”.

A FEF avaliou que esta resolução “semeia ilegitimamente uma dúvida quanto ao conteúdo” do passaporte de Castillo, o que “poderia comprometer não só o desempenho da seleção neste Mundial, como até mesmo comprometer sua participação na próxima edição”.

A “Tricolor”, comandada pelo argentino Gustavo Alfaro, viajou nesta terça-feira para sua quarta Copa do Mundo, no Catar, para começar a concentração para o jogo de abertura, neste domingo, em que enfrentará o anfitrião da competição.

Castillo, que disputou oito partidas pelas Eliminatórias, postou uma foto da seleção equatoriana nos “stories” de seu Instagram nesta terça-feira. “Vamos com fé. Aposto tudo em vocês. Meu sonho não acaba aqui, sigo de pé e firme contra tudo”, escreveu o lateral.

O Equador está no Grupo A da Copa do Mundo, junto com Catar, Holanda e Senegal.

Deixe seu comentário





Source link