Especialista aponta perfil ideal do profissional de marketing
O mercado de marketing está em constante mudança e, muitas vezes, o que funcionava há apenas dois ou três anos já não gera os resultados necessários
Em um cenário de constante transformação, onde o marketing se reinventa a cada dia, a criação de um pipeline consistente, previsível e atribuível se torna uma das missões mais desafiadoras para empresas que buscam impulsionar suas vendas e crescimento enquanto mantêm a base de clientes fiel. No entanto, para o Chief Revenue Officer (CRO) da PipeRun, Fábio Reichert, esse objetivo só é alcançado quando existe uma colaboração plena entre o marketing e os outros departamentos da empresa.
“A verdadeira magia acontece quando os departamentos se integram, não apenas para maximizar resultados, mas para garantir que todos compartilhem a mesma visão sobre os objetivos e como alcançá-los. Isso cria uma cultura de colaboração que acelera a execução e, consequentemente, o sucesso das campanhas”, explica Reichert.
O mercado de marketing está em constante mudança e, muitas vezes, o que funcionava há apenas dois ou três anos já não gera os resultados necessários. Para Reichert, o desafio é claro. “Para se manter à frente, é necessário inovar, testar novas abordagens e estar disposto a aprender com os resultados”, afirma.
O especialista aponta a saturação de canais de comunicação, o aumento das redes sociais e o uso crescente da IA generativa como fatores que tornam o trabalho do profissional de marketing mais complexo. “A mudança da jornada de compra, cada vez menos linear, exige que as marcas estejam presentes em múltiplos pontos de contato com o consumidor. É fundamental garantir que a marca não se perca na grande quantidade de informações que o consumidor recebe. A presença precisa ser relevante, consistente e atrativa. Caso contrário, corre-se o risco de ser mais um na multidão”, complementa o CRO da Piperun.
O perfil do profissional de marketing avançado
Com a evolução da área, surge o perfil do “profissional de marketing avançado”, que, segundo Reichert, possui um conjunto único de características. “Criativos, curiosos e dispostos a correr riscos, esses profissionais têm uma abordagem orientada para dados, onde as métricas de vaidade são deixadas de lado em favor de KPIs mais robustos e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, como ARR (Receita Recorrente Anual), NRR (Receita Líquida Recorrente), CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e LTV (Valor Vitalício do Cliente)”, exemplifica.
De acordo com ele, ainda são apaixonados por dados e tecnologia. “Eles não apenas entendem a importância dos números, mas usam as ferramentas tecnológicas disponíveis para otimizar processos e explorar novas possibilidades, o que lhes confere uma vantagem competitiva essencial para gerar resultados de forma eficaz e escalável”, diz.
Outra característica comum entre esses profissionais é a capacidade de otimizar constantemente suas estratégias. Para Reichert, a mentalidade de melhoria contínua é fundamental para o sucesso no marketing. “Na Piperun, por exemplo, incentivamos a experimentação contínua e a utilização de novas tecnologias, como a IA generativa, para criar campanhas e estratégias que nunca foram feitas antes”, destaca o CRO.
Fabio Reichert ainda compartilha um checklist para identificar um profissional de marketing avançado:
• Criativo, curioso e disposto a correr riscos.
• Inova e experimenta constantemente.
• Usa dados para tomar decisões.
• Adapta-se rapidamente às mudanças do mercado.
• Trabalha de forma colaborativa, incentivando equipes a assumir riscos e aprender com falhas.
• Evangeliza o marketing como um motor de lucro.
Para Reichert, é esse perfil inovador, focado em dados e tecnologia, define os profissionais que conseguem gerar alto retorno, mesmo em um cenário de rápidas mudanças. “No fim, o marketing é mais do que apenas uma função dentro da empresa; é uma força propulsora que precisa ser constantemente aperfeiçoada e alinhada à evolução do mercado e das tecnologias”, finaliza.