EUA prometem concessão recorde de vistos a brasileiros


A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil espera emitir o recorde de 1,2 milhão de vistos para brasileiros em 2023. Foi o que disse o porta-voz da representação diplomática, Luke Ortega.

Em entrevista ao portal de notícias Metrópoles, ele afirmou que, neste ano, a embaixada se aproxima de uma marca histórica nas relações bilaterais.

“A gente entende que a questão dos vistos é muito importante para todos os brasileiros, e estamos trabalhando para atender uma demanda histórica de vistos neste ano”, declarou o porta-voz.

“Temos a expectativa de emitir 1,2 milhão neste ano, que é o maior número da história de relações bilaterais entre os dois países.”

Demanda reprimida por vistos

De acordo com dados da embaixada, de janeiro a setembro, os Estados Unidos concederam 527 mil vistos para brasileiros que desejam visitar o país. Em todo o ano passado, foram emitidos 695 vistos.

Ortega ressalta que a embaixada norte-americana no Brasil é uma das que mais emite vistos de viagem de todas as representações diplomáticas dos EUA no mundo.

Esse crescimento ficou mais acentuada, principalmente, em função da demanda reprimida durante o auge da pandemia da covid-19.

visto americano
Embaixada afirma que Estados Unidos irá reduzir filas e agilizar concessão de vistos no Brasil | Foto: Reprodução/Pikfree

O porta-voz também destaca que a embaixada está trabalhando para atender a grande procura e aumentar o ritmo das emissões, contando com mais funcionários para a área, além da abertura de novas vagas para atendimento dos pedidos.

“Desde 10 de junho, a gente abriu mais de 300 mil vagas adicionais para entrevistas de vistos, o que tem diminuído pela metade, mais ou menos, o tempo de espera em todo o país”, acrescenta.

Novos pedidos

Ortega delcara, ainda, que cerca de um quinto dos brasileiros que vão à embaixada ou ao consulado para uma entrevista de visto não precisaria passar pelo processo.

É o caso dos brasileiros que têm um visto que venceu há até quatro anos. Nesses casos, a renovação funciona de forma simplificada, de acordo com o porta-voz. O pedido não demanda de agendamento de uma entrevista, como ocorre com quem solicita a entrada nos Estados Unidos pela primeira vez.

Nos casos de autorização de entrada vencida há menos de 48 meses, é necessário o agendamento de uma data para entregar a documentação no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto do consulado ou da embaixada mais próximo.

“O importante seria, para quem já teve um visto que recentemente venceu, olhar no site da Embaixada dos Estados Unidos para conferir e ver se tem como aproveitar este novo processo”, orienta.



Source link