Excessos na ceia de Natal podem causar desconfortos estomacais; veja como driblá-los – Notícias

[ad_1]


O Natal é marcado pela refeição tarde da noite e ceia farta — o que, para muitas pessoas, é sinônimo de conversar com a comida pelo resto da noite, devido à indigestão e sensação de estufamento pelos excessos cometidos. 


• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo Telegram

• Assine a newsletter R7 em Ponto


“Essa sensação de mal-estar se dá pela ingestão de alimentos perto do horário de dormir”, afirma o nutricionista Antonio Lancha Jr. 


“Fazemos as refeições em um horário mais tarde do que costumamos fazer a refeição noturna. Além disso, acaba sendo uma refeição mais rica, nutricionalmente falando, com uma grande quantidade de energia, maior proporção de gordura. Isso torna a digestão mais complexa”, diz ele. “Assim, é importante as pessoas fazerem a ceia e se possível retardar ao máximo o começo do sono para que essa digestão não ocupe o espaço de descanso.”


O gastro-hepatologista Rogério Alves, da BP — a Beneficência Portuguesa de São Paulo —, explica que, apesar do desconforto, não é errado dormir após a refeição, mas essas sensações podem aparecer, ou até ser pioradas, para pessoas com refluxo gastroesofágico. 



Dessa maneira, para evitar tais sensações, pessoas com o diagnóstico devem tentar retardar o sono ou adiantar a alimentação. Para pessoas sem o diagnóstico, mas com sintomas de refluxo, o melhor é se manter em pé, na medida do possível. 


Outra dica do nutricionista para evitar desconfortos após a refeição é manter-se bem hidratado. 


“O consumo de bebida alcoólica e a concentração de sal presente nos alimentos vai levar a pessoa a ter uma necessidade logo pela manhã. Por isso, é muito importante fazer o consumo de água não em grande quantidade, um copo de 200 ml por hora é o suficiente, mantendo essa regularidade”, orienta.

[ad_2]

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *