Falsa médica que dava conselhos sobre HIV e câncer no TikTok é condenada na Austrália – Notícias



Uma falsa médica australiana, que acumulava mais de 243 mil seguidores no TikTok e 20 mil no Instagram, nos quais dava conselhos sobre saúde, foi condenada a prestar dois anos de serviços comunitários e a pagar uma multa equivalente a R$ 68 mil.


Dalya Karezi, de 30 anos, também foi considerada culpada pela Agência de Regulamentação de Profissionais de Saúde da Austrália por se passar por uma profissional.


Nas redes, ela abordava problemas sérios de saúde em suas recomendações aos seguidores, o que incluía HIV e câncer.


O juiz que a condenou considerou a conduta dela grave. “Algumas [postagens] ultrapassaram os limites, [ela] ofereceu conselhos sobre câncer de ovário, Covid, para crianças pequenas, para miomas uterinos, contracepção, overdose de paracetamol, vestindo roupas médicas e aparecendo com um estetoscópio em volta do pescoço”, disse Theo Tsavdaridis, segundo o tabloide britânico The Sun.



A empreitada da falsa médica começou na pandemia de Covid-19, quando havia um número enorme de pessoas na internet em busca de informações de saúde.


Dalya assumiu a culpa pelos crimes e disse que os cometeu com a intenção de ajudar pessoas, ao criar um personagem que vivia no mundo dos sonhos dela.


O caso envolveu o envio de 21 emails entre julho de 2019 e abril de 2021, nos quais ela falsamente alegava ser qualificada para prescrever medicamentos, embora isso fosse uma mentira flagrante.


• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo Telegram


O advogado dela, Erasmus Lovell-Jones, tentou justificar as ações ao citar seus diplomas em ciências médicas e medicina reprodutiva, sugerindo que ela estava tentando reformular informações de saúde já disponíveis e se promover de maneira inadequada.


Lovell-Jones também mencionou a infância traumática de Karezi e sua suposta “fragilidade psicológica” como possíveis motivos para o comportamento.


Segundo ele, atualmente, a cliente está em processo de reabilitação e apagou todas as suas postagens online.



Source link