Florianópolis lidera o ranking Connected Smart Cities 2023
Ranking destacou Florianópolis em 11 eixos temáticos, identificando as cidades mais inteligentes em setores como mobilidade, urbanismo, saúde, educação e economia
A região Sul tem 21 cidades na edição 2023 do ranking Connected Smart Cities, incluindo a líder Florianópolis e a segunda colocada Curitiba. Porto Alegre aparece na 32ª colocação. O Paraná tem o maior número de municípios (10), seguido por Santa Catarina, com seis, e o Rio Grande do Sul, com quatro representantes (veja o ranking completo ao final desta reportagem). O anúncio do resultado foi na manhã desta segunda-feira (4), feito na abertura do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
O prefeito em exercício da capital catarinense, João Cobalchini, representou a cidade no evento que destacou Florianópolis em 11 eixos temáticos, identificando as cidades mais inteligentes em setores como mobilidade, urbanismo, saúde, educação e economia. “Todo o crédito é resultado de muito comprometimento na gestão pública. O reconhecimento vem depois de muito trabalho realizado, e estou orgulhoso de estar aqui representando a Capital de Santa Catarina.”, destacou.
“Ter nossa cidade reconhecida por uma premiação tão prestigiosa nos anima a trabalhar ainda mais para fazermos da inovação um processo social, impactando positivamente a vida das pessoas que vivem em Curitiba. Somos sim uma cidade inteligente, conectada e inovadora. Mas somos também uma cidade criativa, inclusiva, resiliente, sustentável, tecnológica e humana”, destacou o prefeito Rafael Greca.
Em sua nona edição, o ranking Connected Smart Cities avalia e seleciona as que possuem o maior potencial de desenvolvimento do Brasil. No levantamento que avalia cerca de 700 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, são considerados 70 indicadores, divididos em eixos temáticos de avaliação, que atestam os serviços inteligentes nas cidades.