Governo aumenta prazo para pagamento do consignado do INSS
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta quarta-feira (5) que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão quitar empréstimos consignados em 8 anos. Antes, o prazo máximo de pagamento era de 7 anos.
A decisão também beneficia as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo Lupi, o INSS igualou o prazo do consignado ao praticado na mesma modalidade de crédito aos servidores públicos. A mudança, ressaltou o ministro, aliviará o valor das prestações.
“Estamos acompanhando esse prazo e com isso esperamos aliviar um pouco o peso da prestação. Chegamos à decisão no começo deste ano pela quantidade de empréstimos consignados que existe, mais de 16 milhões, e pelo aperto que as pessoas passam”, disse.
Pelas regras atuais, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS podem comprometer até 45% do benefício com o consignado. Desse total, 35% é referente ao empréstimo pessoal, 5% ao cartão de crédito consignado e 5% ao cartão de benefício.
O INSS publicará nesta quinta (6) a instrução normativa com o aumento no prazo, informou a Agência Brasil. A extensão vale tanto para quem tem crédito consignado tradicional, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício. Lupi destacou que o segurado poderá renovar o crédito com mais 12 meses de prazo para pagar nesses três casos.
No mês passado, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aumentou o teto de juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 1,66% para 1,80% ao mês. Já o teto dos juros do cartão de crédito consignado foi mantido em 2,46% ao mês.