Governo e CAE não se entendem sobre sabatina de Galípolo
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse que pretende realizar a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado de Lula (PT) para presidir o Banco Central (BC), no dia 17 de setembro.
A data pretendida pelo presidente da CAE coincide com o período da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será realizada nos dias 17 e 18 de setembro.
Acontece que, por norma, em decorrência da reunião do Copom, os diretores do BC estão impedidos de comentar sobre política monetária de 11 a 24 de setembro.
Já o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que gostaria de realizar a sabatina de Galípolo na CAE no dia 10 de setembro.
De acordo com o senador, nas duas datas (10 e 17 de setembro) a Comissão terá dificuldade para reunir o quórum necessário.
Wagner ainda disse que tentaria uma análise do presidente da CAE sobre uma nova data, o dia 19 de setembro.
Para o senador Vanderlan Cardoso, a realização da sabatina no dia 10 de setembro seria “humanamente impossível”.
Indefinição sobre relatoria
Nesta terça-feira (3), o presidente da CAE disse ao jornal Poder360 que a relatoria da sabatina está entre os senadores Jaques Wagner e Angelo Coronel (PSD-BA).
Na segunda-feira (2), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que Jaques Wagner seria o relator.
De acordo com a Globonews, o anúncio do governo teria incomodado Cardoso, que afirmou ainda não ter decidido sobre o relator.
Ao comentar sobre o anúncio do governo, o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que a fala de Padilha “foi uma interferência indevida”.
“Quem indica a relatoria é o presidente da CAE“, completou o senador.
Galípolo se reúne com senadores
O diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, esteve no Senado, na manhã desta terça-feira (3), para reuniões com parlamentares.
Galípolo se reuniu com o presidente da CAE no gabinete de Otto Alencar, que é líder do PSD no Senado. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) também participou do encontro.