Governo promete anunciar política industrial “verde” ainda neste ano


O ministro do Desenvolvimento e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin: pasta prepara política industrial “verde”.
O ministro do Desenvolvimento e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin: pasta prepara política industrial “verde”.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) diz estar desenvolvendo diretrizes de uma política industrial “verde”, que serão entregues ainda este ano. A nova política será baseada em seis “missões”, entre elas inovação e sustentabilidade.

Transição ecológica e salto tecnológico estão no centro dessa estratégia, segundo o ministério liderado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A pasta reestruturou e reativou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), composto por 20 ministérios, BNDES e 21 representantes do setor produtivo.

O Ministério de Minas e Energia (MME), por sua vez, informa que está trabalhando “em consonância com a agenda pública do governo federal e de forma integrada nos diversos esforços para o combate às mudanças climáticas e para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo país”.

A equipe comandada pelo ministro Alexandre Silveira disse estar formatando a Política Nacional de Transição Energética (PNTE), cujos principais pilares darão espaço de diálogo e gestão de conflitos e ações “efetivas para transformação setorial com objetivo de redução das emissões”.

Reportagem publicada pela Gazeta do Povo no último sábado (14) mostrou que, na visão de especialistas, o país precisa de um plano estratégico muito claro para definir como será tocada a transição energética do país.

Segundo eles, “dançar a música dos outros” pode custar caro ao país. Um dos principais riscos é a sujeição a regras rígidas criadas por terceiros, que podem ser usadas por concorrentes como instrumento de controle de mercado.



Source link