Governo vai anunciar nome de dois novos diretores do Banco Central nesta semana, diz Haddad – Notícias



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (23) que o governo deve anunciar os dois novos diretores do Banco Central (BC) nesta semana. Haddad disse também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o aval para os nomes e que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já foi comunicado sobre a decisão.



“O governo deve anunciar os novos diretores do Banco Central nesta semana. Já comentei com ele [Rodrigo Pacheco] o perfil dos indicados, o nome dos indicados”, disse, após reunião com Pacheco. As indicações ao BC passam por sabatina e devem ser aprovadas pelo Senado.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram


Os dois nomes indicados pelo governo vão substituir Fernanda Guardado, na Diretoria de Assuntos Internacionais, e Mauricio Moura, na Diretoria de Relacionamento. Eles ficam nos cargos até o dia 31 de dezembro.


Ao longo deste ano, Lula já indicou o economista Gabriel Galípolo e o servidor de carreira Ailton de Aquino Santos para comandarem, respectivamente, as diretorias de Política Monetária e de Fiscalização.


Os diretores do Banco Central integram o Comitê de Política Monetária (Copom), que, entre outras coisas, é o responsável por definir a taxa básica de juros (Selic). O indicador foi cortado nas duas últimas definições da instituição financeira, depois de alcançar o patamar mais alto da história e receber críticas do governo.


A taxa Selic estava em 13,75% desde agosto de 2022. O BC reduziu o indicador para 13,25% no início de agosto deste ano e para 12,75%, atual valor, no fim de setembro.



Source link