Haddad elogia Supremo e Congresso e cobra BC após melhora da nota de crédito


Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad.| Foto: André Borges/EFE.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou nesta quarta-feira (14) a alteração da perspectiva de nota de crédito do Brasil de estável para positiva feita pela agência internacional de classificação de risco S&P Global Ratings. O ministro ressaltou que o resultado ainda é “modesto”, mas elogiou o trabalho conjunto entre a equipe econômica, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso.

“É um passo importante, depois de quatro anos, ter uma sinalização dessas. Gostaria de compartilhar com Congresso e Judiciário as iniciativas que estão sendo tomadas na direção correta. Isso não é possível só a partir do Executivo… A menção à nova regra fiscal, às perspectivas de aprovação da reforma tributária, às medidas de reoneração”, disse. “O Brasil vai retomar grau de investimento, não tenho dúvida disso”, ressaltou o ministro.

Haddad afirmou que ainda falta o Banco Central “se somar a esse esforço, mas eu quero crer que nós estamos prestes a ver isso acontecer”. “Não há solução para o Brasil sem crescimento. É um resultado ainda modesto, mas importante. Está faltando o Banco Central se somar a esse esforço. Eu acredito na harmonia entre as políticas fiscal e monetária. Tudo concorre para que essa harmonização aconteça antes que o previsto. Estamos com uma oportunidade de ouro de fazer a diferença”, disse o ministro.

O ministro também agradeceu ao BC. “Quero quanto antes agradecer à autoridade monetária, que a cada declaração pública dá demonstrações de que está sensibilizada com o clamor do empresariado, bancos, agências de risco e que é possível a harmonia ser ainda maior”, ressaltou.



Source link