Hipertensão e os riscos para sua saúde
No último dia 26, o cantor Sidney Magal passou mal em decorrência de uma crise de pressão arterial durante um show que estava realizando no interior de São Paulo. O cantor foi levado para o hospital e segue internado em observação.
Segundo o próprio Magal, ele está bem e afirmou que foi apenas um pico de pressão acompanhado de um pequeno sangramento no cérebro. Apesar de estar bem, um pico de pressão alta é um sinal de alerta.
Sidney Magal relata seu estado de saúde. (Foto: Reprodução/ Instagram)
A crise hipertensiva é o aumento repentino da pressão arterial, sendo um quadro agudo grave que, se não controlado, pode causar danos severos nos vasos sanguíneos. Ela é caracterizada como crise quando atinge 180 mmHg x 120 mmHg, podendo ser acompanhada por sintomas leves, como dor de cabeça, tontura, zumbido, ou graves, como falta de ar, dor no peito, coma e morte.
A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue contra a parede das artérias ocorre de forma muito intensa, podendo causar danos em sua estrutura.
A pressão considerada normal deve ser de 120 mmHg x 80 mmHg ou um pouco abaixo disso. Quando ultrapassa 140 mmHg x 90 mmHg, já é considerada hipertensão para todas as pessoas. A hipertensão é uma doença que pode ser silenciosa, por isso é imprescindível a medição regular da pressão arterial.
Alguns dos principais motivos que podem contribuir para o desenvolvimento da doença geralmente são: obesidade, estresse, envelhecimento e hábitos alimentares nada saudáveis.
Geralmente, essa doença não tem cura, mas pode ser estabilizada por meio de medicamentos e/ou hábitos alimentares mais saudáveis e a prática de atividades físicas. É fundamental também que aqueles que já foram acometidos pela doença estejam atentos às medicações e ao modo correto de tomá-las.
Foto destaque: Aferição da pressão arterial (Reprodução: DEISE ROSINHOLI TRIMER)