Indicação de Galípolo é “meia bomba”, diz Flávio Bolsonaro


Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).| Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta quarta-feira (28) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só sabe indicar nomes “meia bomba” para cargos importantes no governo. A declaração foi feita após ele ser questionado por jornalistas sobre a indicação do economista Gabriel Galípolo para comandar o Banco Central (BC).

“Ele [Lula] cria o terror para depois mandar um nome meia bomba para alguma função importante. Foi assim, por exemplo, na Vale, em que ele tentou impor o Guido Mantega na Vale, e quando a instituição escolhe por um nome que não é indicação político do Lula, todo mundo fica aliviado. As indicações de Lula a gente sempre fica preocupado”, disse um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Galípolo vai substituir Roberto Campos Neto, que tem mandato até o fim deste ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A indicação para o cargo ainda precisa passar pela aprovação do Senado.

De acordo com Flávio, Lula indicou Galípolo provavelmente porque ele já passou por uma sabatina no Senado, e talvez por isso “ele acredita que tenha menos dificuldades para passar na Casa”.

Galípolo é atual diretor de Política Monetária do Banco Central. Ele foi sabatinado na CAE e sua indicação confirmada no Plenário do Senado em julho de 2023. Galípolo também foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda no início da gestão de Haddad.

“Obviamente, que tem nomes infinitamente melhor do que ele que poderia substituir a altura o Roberto Campos Neto que foi premiado mais de uma vez como excelente presidente do Banco Central, que garantiu a estabilidade monetária no Brasil”, concluiu Flávio Bolsonaro.



Source link