Inovação muito além dos produtos


Mude ou não o cenário, algo não se altera na Whirlpool: a disposição para investir de 3% a 4% da receita anual em pesquisa, desenvolvimento e inovação

Nos últimos dois anos, com a pandemia, a Whirlpool notou a mudança no perfil do consumidor, que passou a valorizar mais sua casa por passar mais tempo em home office. Entre outras atividades, investiu na troca ou compra de eletrodomésticos, contribuindo para aumentar a demanda das indústrias do setor. A Whirlpool se manteve atenta às necessidades e preferências de um consumidor mais ativo. “Isso tem conexão com colocarmos o consumidor no centro das nossas decisões para inovarmos com propósito e qualidade, entregando soluções que impactem de forma positiva toda a sua jornada”, explica Eduardo Vasconcelos, diretor de relações institucionais da Whirlpool.

A companhia anunciou, no ano passado, o investimento de R$ 240 milhões no Brasil como parte de sua estratégia de reafirmar a liderança do mercado local, fortalecendo a atuação da empresa na região latino-americana. Esse investimento tem sido utilizado, majoritariamente, na ampliação e modernização das fábricas de Rio Claro (SP) e Joinville (SC) e na inauguração de dois novos centros de distribuição física nas regiões nordeste e sudeste do país. Tudo feito com sentido de ampliar sua malha logística e para que os consumidores brasileiros recebam os produtos no menor tempo possível.

Mude ou não o cenário, algo não se altera na Whirlpool: a disposição para investir de 3% a 4% da receita anual em pesquisa, desenvolvimento e inovação. São mais de 800 profissionais dedicados a PD&I, 23 laboratórios e quatro centros de tecnologia no mundo. Para além desta estrutura interna, há ainda um ativo processo de inovação aberta trabalhando com diferentes parceiros como startups e centros de inovação. Hoje, a empresa interage com startups em diversas iniciativas para implementação de melhorias em diferentes áreas, e há mais de 25 anos conta com parcerias com universidades e centros de pesquisas. Com o Sistema S, por exemplo, mantém um projeto com o objetivo de buscar soluções inovadoras para questões de segurança dos colaboradores dentro de suas fábricas.

Outra providência rotineira na Whirlpool é puramente analisar os hábitos e comportamentos dos consumidores brasileiros por meio de pesquisas, a fim de entender suas reais necessidades. A partir dessas referências, os times multidisciplinares de desenvolvimento são formados e, juntos, designers, engenheiros e profissionais do marketing, finanças e manufatura iniciam uma série de testes e desenvolvimentos até a criação dos primeiros conceitos, que serão posteriormente testados e validados pelos consumidores. “A inovação também está conectada ao nosso compromisso com as temáticas ESG. A Whirlpool atua sob o conceito de inovação sustentável a partir do desenvolvimento contínuo de produtos e processos cada vez mais eficientes”, acrescenta Vasconcelos.

Hoje, a Whirlpool acumula mais de 8.130 patentes concedidas globalmente, mais de 500 delas somente no Brasil. A empresa tem o maior polo de produção e pesquisa de lavanderia doméstica na América Latina, e o maior de refrigeração doméstica no mundo, exportando tecnologias para mais de 45 países. “Temos um compromisso com a inovação aberta e nossa atuação está ligada ao desenvolvimento do ecossistema de inovação no país”, explica Vasconcelos. O programa Inova Talentos, por exemplo, trouxe desde 2013 mais de 160 mestres e doutores para atuar em projetos de inovação da Whirlpool. Outro case de sucesso é a parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na qual são desenvolvidas tecnologias de ponta para refrigeração, permitindo que pesquisadores coloquem em prática projetos que atendam às necessidades reais da companhia.

Esse conteúdo integra a edição 340 da revista AMANHÃ, publicação do Grupo AMANHÃ, que trouxe os resultados da 18ª edição do ranking Campeãs da Inovação. Clique aqui para acessar a publicação online, mediante pequeno cadastro.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *