Israel estabelecerá dois novos postos de controle de ajuda humanitária para Gaza – Notícias



O Exército de Israel anunciou na noite desta segunda-feira (11) que estabelecerá dois postos de controle adicionais para a ajuda humanitária que chega à Faixa de Gaza através de Rafah, a cidade fronteiriça entre o enclave palestino e o Egito.


Esse ponto é o único que as organizações humanitárias podem utilizar para levar ajuda a Gaza, território devastado pelo conflito.


Israel indicou nesta segunda-feira que não tem planos de abrir novas passagens fronteiriças, mas utilizará as de Nitzana e Kerem Shalom para supervisionar caminhões com ajuda humanitária.



“Essa medida permitirá duplicar a quantidade de ajuda humanitária que entra na Faixa de Gaza”, afirmou o Exército israelense na rede social X (antigo Twitter).


O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) informou neste domingo (10) que atualmente uma centena de caminhões com água potável, alimentos ou medicamentos entra em Gaza todos os dias, número muito inferior aos 500 diários antes da guerra.


Segundo o Ministério da Saúde do Hamas, que governa o enclave palestinino, mais de 18,2 mil pessoas morreram em Gaza desde 7 de outubro devido aos bombardeamentos israelenses, a maioria delas mulheres e menores de idade.



Source link