Itamaraty diz acompanhar com ‘preocupação’ conflito entre paramilitares e Exército no Sudão – Notícias



O Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou que o governo brasileiro acompanha com preocupação o crescimento dos episódios de violência no Sudão, país no norte da África. Neste sábado (15), o principal grupo paramilitar da região, as Forças de Apoio Rápido (FAR), informou que tomou o Palácio Presidencial, a residência do chefe do Exército e o aeroporto internacional de Cartum, capital do país. Também há registro de conflitos entre o Exército sudanês e paramilitares.



“Ao reiterar seu apoio às negociações políticas entre as lideranças sudanesas, com o objetivo de restabelecer governo civil de transição, o governo brasileiro exorta as partes à contenção e à cessação imediata dos combates. Reiteramos apoio aos esforços do Conselho de Segurança das Nações Unidas nesse sentido”, diz a nota do Itamaraty.


Segundo o governo, há o registro de 15 brasileiros no Sudão, com os quais a Embaixada do Brasil em Cartum tem mantido contato. O Itamaraty também disponibilizou um número de telefone e WhatsApp do plantão consular para os cidadãos que necessitem de apoio no país africano: +55 61 98260-0610.


Mais cedo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou a violência no Sudão e pediu “calma e início de diálogo que leve à transição democrática”. 






Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *