Japão abaterá 10 milhões de frangos para limitar avanço de gripe aviária – Notícias







Um funcionário do Ministério da Agricultura do Japão disse nesta terça-feira (10) que o país planeja abater mais de 10 milhões de frangos por causa da disseminação da gripe aviária, um recorde para o pico da temporada de infecções que vai de outubro a maio.


Com o último caso de gripe aviária detectado em uma granja em Miyazaki, no sudoeste do Japão, na terça-feira, o número total de frangos a serem abatidos na temporada de 2022/2023 atingiu 10 milhões, superando os 9,8 milhões na temporada de novembro de 2020/2021 a março de 2021.


O número de surtos chegou a 57, superando o recorde da temporada de 2020/2021 de 52.


“A gripe aviária está se espalhando pelo mundo, incluindo Europa e Estados Unidos, e a quantidade de vírus que chega ao Japão com aves migratórias foi alta nesta temporada”, disse o funcionário.







Na segunda-feira (9), feriado no Japão, o ministro da Agricultura, Tetsuro Nomura, emitiu um comunicado sobre o alto número de aves abatidas que pediu aos produtores que fiquem “em alerta máximo” e implementem medidas para prevenir o surto e a propagação da doença.


“Surtos em aves selvagens foram confirmados com mais frequência do que o normal, e especialistas alertaram que a concentração do vírus no meio ambiente é muito alta em todo o país”, disse ele.


Um número recorde de galinhas, perus e outras aves morreram em surtos nos Estados Unidos e na Europa, e o vírus está se espalhando na América do Sul, África e Ásia.


O vírus pode ser transmitido para humanos em contato com aves, mas especialistas dizem que o risco à saúde humana é baixo.







Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *