Jovem de 23 anos morre de meningite em Ouro Preto (MG) – Notícias



Uma jovem de 23 anos morreu vítima de meningite na cidade Ouro Preto, a 96 km de Belo Horizonte. O óbito aconteceu no último dia 26 de dezembro, mas a informação só foi confirmada pela prefeitura, nesta quinta-feira (5).


A vítima é Ruthellen Moretty Nunes. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, exames laboratoriais confirmaram a morte da moradora do distrito de Antônio Pereira. Ela estava internada em uma cidade vizinha e, posteriormente, transferida para unidade de saúde de Ouro Preto. Ainda de acordo com a prefeitura, familiares da jovem também passaram por exames.



“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que todas as medidas determinadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para o caso de meningite estão sendo tomadas”, destacou em nota.


Isabela Guimarães, secretária-adjunta de saúde de Ouro Preto, explica que Ruthellen não era vacinada contra a meningite do tipo C, mas ainda não se sabe o tipo da doença que causou a morte da jovem. “Para esta doença, existe a vacina meningocócia C, que está contemplada no calendário de vacinação”, explicou. O município faz campanha para atender a população não imunizada.


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) informou que foi notificada sobre o caso, que está em investigação na pasta. Ainda segundo a SES-MG, ainda não há registro de mortes causadas pela doença no Estado em 2023.


O que é meningite

 

A meningite é caracterizada pela inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o sistema nervoso central, que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. As complicações podem levar à morte em pouco tempo ou deixar sequelas neurológicas.


O principal sintoma é a dor de cabeça forte nos adultos. Em crianças menores alguns outros sintomas podem ser notados. Dentre eles:

 

– Rigidez na nuca;


– Febre alta;


– Vômito em jatos;


– Manchas vermelhas pelo corpo.

 

Em caso do aparecimento de alguns desses sinais, pais ou responsáveis devem procurar uma unidade médica com urgência para que o diagnóstico seja feito de forma precoce. O tratamento é realizado de acordo com o agente causador da doença.


BH amplia público para vacina contra Meningite:



*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento



Source link