Justiça Eleitoral aprova prestação de contas de Sergio Moro
Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aprovou, com ressalvas, a prestação de contas da campanha do ex-ministro Sergio Moro (União Brasil-PR) ao Senado. O julgamento, no plenário virtual da Corte, foi encerrado na quarta-feira 14.
A desembargadora Claudia Cristina Cristofani, relatora do processo, rejeitou o parecer pela desaprovação feito por uma equipe de contas do tribunal. Os técnicos listaram “omissões, inconsistências e inconformidades” nos dados.
Mesmo com uma prestação de contas retificadora, a coordenadoria técnica manteve o parecer pela desaprovação, porque nem todas as questões foram sanadas.
A desembargadora concluiu, no entanto, que as inconsistências apontadas pela equipe técnica do TRE-PR não eram suficientes para a desaprovação das contas, e votou pela aprovação com ressalvas.
O segundo colocado ao Senado pelo Paraná, o deputado federal Paulo Martins (PL), entrou com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo a cassação de Sergio Moro. O principal fundamento é o parecer da coordenadoria de contas do TRE-PR. Mesmo com a aprovação das contas de Moro, a ação deve continuar.
Moro também responde a uma ação eleitoral, que questiona a validade de seu registro como candidato, ajuizada pela Federação Brasil Esperança do Paraná, formada por PT, PCdoB e PV. O recurso desses partidos será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira, 15.