Lira e Pacheco viajam em semana de feriado


Nesta semana, a Câmara e o Senado terão uma semana praticamente esvaziada, com poucas pautas e sem votações importantes. Além de quinta-feira 12 ser feriado, os presidentes da Câmara e do Senado Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente, vão viajar.

Lira viaja na noite desta segunda-feira, 9, para a Ásia e só deve retornar na sexta-feira 20. Inicialmente, ele participa da reunião dos chefes de Parlamento no G-20, na Índia. Depois, terá um compromisso na China, onde deve tratar de temas econômicos no Congresso Nacional do Povo.

Já Pacheco viaja na quarta-feira 11 para a Europa acompanhado de uma comitiva de parlamentares. O senador mineiro deve passar por Portugal para receber uma homenagem e, depois, vai participar do Fórum Esfera Internacional, em Paris, na França.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso; o ministro Gilmar Mendes, do STF; e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; também confirmaram presença no evento da Esfera. Pacheco deve retornar ao Brasil na segunda-feira 16.

Antes de embargar, Pacheco pretende presidir uma sessão no plenário do Senado, na terça-feira 10. Na pauta, constam dois projetos de lei (PL): um sobre retomada de obras paradas na educação e outro que dá preferência aos Correiros na prestação de serviços postais a órgãos do governo.

Na Casa Baixa, os trabalhos devem ser conduzidos pelo vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP). Contudo, até o momento, não há previsão de sessões deliberativas que tratem de propostas importantes para a gestão petista na ausência de Lira.

O PL das Offshores, que é uma das prioridades do governo do presidente Lula, não deve entrar na pauta desta semana e, desse modo, ficar para o retorno de Lira. A proposta dos fundos exclusivos também.





Source link