Lula confirma Aloizio Mercadante na presidência do BNDES
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o ex-ministro e coordenador técnico do governo de transição, Aloizio Mercadante (PT), para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A possibilidade já havia mexido com o humor do mercado financeiro nos últimos dias. Mesmo assim, Lula bancou o aliado na estatal.
“Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Quero dizer a vocês que não é mais boato, o Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, afirmou Lula em coletiva de imprensa nesta terça-feira (13).
A escolha de Mercadante preenche alguns requisitos considerados importantes para a política econômica desenvolvimentista do governo eleito. “Nós estamos precisando de alguém que pensa em desenvolvimento, de alguém que pensa em reindustrializar esse país, de alguém que pensa em inovação tecnológica, de alguém que pensa em geração de financiamento ao pequeno, ao médio, ao grande empresário, para que este país volte a gerar emprego”, declarou.
A confirmação de Mercadante no BNDES veio acompanhada de uma promessa feita por Lula de que as privatizações serão engavetadas. “Vai acabar as privatizações neste país. Já privatizaram quase tudo. Vai acabar e ainda vamos provocar que algumas empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade”, disse o petista no início do discurso.
Em outro momento, Lula fez um discurso de incentivo aos investimentos privados no país, mas negou a hipótese de desestatizações. “Nós queremos dizer ao mundo inteiro que, quem quiser vir pra cá, venha. Tem trabalho, tem as coisas para vocês fazerem, tem projeto novo para investimento, mas não venham aqui para comprar nossas empresas públicas, porque elas não estão à venda, e o nosso país vai voltar a ser respeitado com soberania”, disse.