Lula diz que não consegue comemorar aniversário em meio à guerra na Faixa de Gaza – Notícias



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 78 anos nesta sexta-feira (27), mas disse que não vai fazer festa para celebrar devido à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O chefe do Executivo afirmou não ter motivos para comemorar neste momento, sobretudo por causa da morte de crianças no conflito. “Resolvi não fazer nada neste aniversário, pelo seguinte — só meus filhos vão participar em casa comigo —, porque o mundo está mais para triste do que para alegria. Eu, sinceramente, cada vez que eu vejo a foto daquelas crianças lá na Faixa de Gaza, eu fico com o coração partido como ser humano. Então, não é motivo para fazer festa”, afirmou.



Lula fez as declarações durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Agora com 78 anos, ele se aproxima de Michel Temer (MDB) como o presidente da República mais velho no cargo. O emedebista ocupou o posto até 31 de dezembro de 2018, quando tinha 78 anos, três meses e oito dias de idade.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram


Por outro lado, Lula é o político mais velho a tomar posse como presidente da República. Em 1º de janeiro deste ano, ele assumiu o Palácio do Planalto aos 77 anos, dois meses e cinco dias.


Na manhã desta sexta, membros de centrais sindicais e apoiadores do presidente estiveram no Palácio da Alvorada para parabenizá-lo. O presidente conversou com eles de maneira rápida e não desceu do carro para cumprimentar o público.



Source link