Messi x Mbappé: veja o retrospecto de duelos entre os craques da final da Copa


O meio-dia (de Brasília) do próximo domingo reserva um evento mais do que especial para o mundo do futebol: a grande final da Copa do Mundo de 2022, entre Argentina e França. Protagonistas deste confronto, Lionel Messi e Kylian Mbappé, companheiros de Paris Saint-Germain, travarão duelo à parte.

Os astros já se enfrentaram outras duas vezes, com retrospecto positivo para o francês. Em ambos os encontros, o jogador não só saiu vitorioso como deu espetáculo.

A primeira delas foi há quatro anos atrás, no último Mundial, na Rússia, em 2018. A França passou pela Argentina nas oitavas de final, em vitória por 4 a 3 em um jogaço.

Naquela partida, Mbappé, com apenas 19 anos de idade, anotou dois gols, sofreu pênalti e foi decisivo para a eliminação sul-americana. Do outro lado, Messi participou do segundo tento argentino e deu assistência nos minutos finais.

Enquanto Messi se despedia de sua quarta e (provavelmente) penúltima Copa sem título, o francês guiou a seleção francesa ao bicampeonato da competição naquela oportunidade, batendo a Croácia na decisão por 4 a 2. A sensação ainda marcou um gol na final e levou o prêmio de melhor jogador jovem do torneio.

Os dois se reencontraram alguns anos depois, também nas oitavas de final, mas da Champions League de 2020/21. O francês liderou o PSG naquela eliminatória sem Neymar, machucado, diante de um Barcelona em decadência, mas que ainda contava com o ídolo Messi.

Mbappé não teve piedade e fez logo três no jogo de ida, no triunfo por 4 a 1, em pleno Camp Nou. Messi até marcou de pênalti, mas viu o adversário francês tomar conta do restante da partida.

Na volta, no Parque dos Príncipes, as equipes ficaram no empate em 1 a 1, novamente com gols de Mbappé (agora de pênalti) e Messi, em chutaço de fora da área. O argentino ainda desperdiçou uma penalidade naquela ocasião, defendida por Keylor Navas.

Aquela eliminação tratou-se de um revés simbólico para Messi, pois marcou o último jogo do craque com a camisa do Barça na Liga dos Campeões. Poucos meses depois, ele foi anunciado pelo PSG e tornou-se companheiro de Mbappé e Neymar.

Ao contrário da Copa de 2018, o francês não ficou com o título da competição naquela vez. Mbappé e companhia caíram na semifinal para o Manchester City, que viria a ser vice-campeão ao ser derrotado pelo Chelsea na final.

As duas estrelas, que dividem espaço na final da Copa do Mundo do Catar, também são os destaques e artilheiros do Mundial, com cinco gols para cada. O palco que sediará o duelo decisivo para saber quem fica com o título é o estádio Lusail.

Deixe seu comentário





Source link