Militar que deu água a extremistas no 8/1 depõe na CPI da Câmara Legislativa do DF; veja ao vivo – Notícias
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos do 8 de Janeiro, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ouve nesta segunda-feira (9) o depoimento do militar filmado ao oferecer água a manifestantes durante a invasão dos prédios dos Três Poderes. José Eduardo Natale de Paula Pereira atuava no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e tinha sido nomeado em 2020 durante a gestão do general Augusto Heleno, um dos conselheiros mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Natale estava trabalhando no Palácio do Planalto no dia das invasões e chegou a dizer, durante depoimento à Polícia Federal, em março deste ano, que estava tentando gerenciar a crise da invasão. O militar do GSI alegou que foi “hostilizado” pelos extremistas e deu água a alguns deles para “acalmá-los”.
Já o general Gonçalves Dias, durante depoimento à PF em abril, chegou a dizer que teria “prendido” o militar caso tivesse visto o momento. A afirmação foi feita depois de ele ser questionado sobre a conduta do major José Eduardo Natale de Paula Pereira.
Próximos depoimentos
Ainda está previsto o depoimento do major Cláudio Mendes dos Santos, que teria dado treinamento militar a extremistas que planejavam a manifestação, na quinta-feira (19); e o do chefe do Centro de Inteligência da Polícia Militar do Distrito Federal, apontado como um dos membros do grupo de mensagens criado para acompanhar as manifestações, o coronel Reginaldo Leitão, em 26 de setembro.